Argentina para na defesa da Islândia e só empata na estreia da Copa
Agüero marca seu 1º gol em Mundiais e Messi perde pênalti em tropeço argentino contra rival que fez 1º jogo em Copas
Copa 2018|Adalberto Leister Filho, do R7
A Argentina não passou do empate por 1 a 1 em sua estreia contra a Islândia na Copa do Mundo da Rússia. O jogo, válido pelo Grupo D, foi disputado no estádio do Spartak, em Moscou.
Na outra partida da chave, a Croácia enfrenta a Nigéria, às 16h (horário de Brasília), neste sábado (16). O jogo será em Kaliningrado.
Confira tudo sobre Copa 2018 no R7 Esportes
O jogo
A Argentina começou pressionando. Na primeira chance real de jogo, aos 8min, Messi cobrou falta do lado direito. Tagliafico desviou de cabeça. A bola passou com perigo à direita do gol de Halldorson.
Dois minutos depois, em erro na saída de bola de Marco Rojo, a Islândia tomou a bola e Bjarnsson chutou com perigo, à direita do gol defendido por Caballero.
Com uso do VAR, França vence Austrália
Com a defesa da Islândia fechada, a Argentina passou a tentar chutes de longa distância. Aos 13min, Otamendi experimentou. Mas a bola passou alto, longe do gol de Halldorson. Aos 17min, Messi, em jogada individual, cortou para esquerda e chutou forte de fora da área. Halldorson espalmou para longe.
Gol da Argentina
Sem conseguir penetrar na fechada defesa islandesa, a Argentina chegou ao primeiro gol quase por acaso. Aos 19min, Rojo chutou errado para a meta adversária. A bola virou um passe, sobrando para Agüero dentro da área. O atacante do Manchester City fuzilou, sem chance para Halldorson. Em sua terceira Copa do Mundo, foi o primeiro gol do centroavante em Mundiais.
Peru e Dinamarca se enfrentam de olho em 2ª vaga no Grupo C
Empate da Islândia
Apesar do gol sofrido, a Islândia não desanimou e manteve seu esquema tático.
Aos 23min, a equipe cruzou a bola na área. A defesa argentina não conseguiu cortar. O meia Sigurdsson chutou cruzado, a bola desviou na defesa e Caballero defendeu parcialmente. No rebote, Finnbogason marcou o primeiro gol da Islândia na história das Copas do Mundo.
Insistência argentina; peridgo islandês
Após ceder facilmente o empate, a Argentina voltou a buscar o ataque. No entanto, tinha imensa dificuldade para penetrar na retranca islandesa. Aos 40min, em tentativa de cruzamento na áre, a bola bateu na mão do zagueiro Ragnar Sigurdsson. O árbitro polonês Szymon Marciniak mandou seguir.
No final do primeiro tempo, a Islândia chegou duas vezes com perigo. Aos 44min, Gylfi Sigurdsson invadiu a área pela esquerda a chutou cruzado. Cabellero espalmou.
Um minuto depois, em bola sobrada na entrada da área, o mesmo Sigurdsson chutou forte. A bola passou à direita de Caballero.
Pênalti para Argentina
Precisando do gol salvador, a Argentina partiu para o ataque no segundo tempo. O técnico Jorge Sampaoli, para tentar melhorar o passe no meio-campo, trocou Biglia por Banega. Em vão, a Argentina não conseguiu superar a marcação da Islândia, nem ameaçar o gol de Halldorson.
Aos 18min, porém, Messi foi derrubado infantilmente dentro da área por Magnússon. O craque argentino foi para a cobrança, mas Halldorson fez bela defesa. No rebote, a Argentina não conseguiu finalizar.
Pressão argentina
O inesperado erro de Messi na cobrança de pênalti fez a Islândia se fechar ainda mais. Messi tentava armar jogadas de ataque, mas esbarrava em uma marcação dupla e, algumas vezes, tripla. Sem consegui a penetração na área da Islândia, as chances ficavam por conta de faltas cobradas por Messi na entrada da área. No entanto, o craque do Barcelona errou duas cobranças, aos 20min e aos 28min.
Aos 32min, Pavón, que havia entrado no lugar do apagado Di Maria, caiu na área. Os argentinos pediram pênalti. Mas o árbitro Marciniak nada marcou.
Quatro minutos depois, Messi cortou pela direita e chutou com muito perigo. A bola passou trincando a trave direita de Halldorson.
Aos 39min, Sampaoli usou sua última substituição para deixar a Argentina ainda mais ofensiva. O treinador tirou o meia Meza e colocou o atacante Gonzalo Higuaín, da Juventus. Com isso, passou a usar dois centroavantes na área.
Em jogada pela esquerda, a bola sobrou para Pavón aos 42min. O jogador do Boca Juniors chutou cruzado, obrigando Halldorson a praticar uma bela defesa. Aos 48min, Messi chutou forte da entrada da área. A bola passou por cima.
Quais os horários dos jogos do Brasil na Copa do Mundo da Rússia
Próximos jogos
Na próxima rodada, a Argentina enfrenta a Croácia em Nijni Novogorod. O jogo será na próxima quinta-feira (21). Já a Islãndia faz sua segunda partida em Copas contra a Nigéria, em Volgogrado, na próxima sexta (22).
Veja a tabela completa da Copa do Mundo 2018
16/6 – Estádio: Spartak (Moscou)
ARGENTINA 1 X 1 ISLÂNDIA
Árbitro: Szymon Marciniak (Polônia); Gols: Agüero, aos 19 minutos e Finnbogason, aos 23 minutos do 1º tempo. Cartão amarelo: Bjarnsson (Islândia).
ARGENTINA: Caballero; Salvio, Otamendi, Rojo e Tagliafico; Mascherano e Biglia (Banega, aos 9min do 2º tempo); Meza (Higuaín, aos 39min do 2º tempo), Messi e Di Maria (Pavón, aos 30min do 2º tempo); Agüero. Técnico: Jorge Sampaoli.
ISLÂNDIA: Halldorson; Saeversson, Árnason, R. Sigurdsson e Magnússon; Gudmundsson (Gíslason, aos 18min do 2º tempo), Gunnarsson (Skúlason aos 31min do 2º tempo), G. Sigurdsson, Hallfredsson, Bjarnsson; Finnbogason (Sigurdarson, aos 42 min do 2º tempo). Técnico: Heimir Hallgrímsson
Frangaço, show de CR7 e Salah no banco marcaram o 2º dia de Copa