Copa 2018 Alemanha é eliminada pela 1ª vez na fase de grupos na história da Copas

Alemanha é eliminada pela 1ª vez na fase de grupos na história da Copas

Atuais campeões mundiais e candidatos ao título, os alemães perderam para a Coreia do Sul por 2 a 0, em Kazan, e ficaram na lanterna do Grupo F da Copa

  • Copa 2018 | Cesar Sacheto, do R7

Hummels se irrita com atuação da Alemanha no empate com a Coreia do Sul

Hummels se irrita com atuação da Alemanha no empate com a Coreia do Sul

Michael Dalder/Reuters - 27.06.2018

A Alemanha foi eliminada na fase de grupos da Copa da Rússia pela primeira vez na história dos mundiais. Antes, a pior campanha alemã havia sido uma desclassificação nas oitavas de final do torneio, em 1938, na Itália.

Veja a tabela completa da Copa do Mundo 2018

Nesta quarta-feira (27), o time alemão, atual campeão mundial, perdeu para a Coreia do Sul por 2 a 0 e, com a vitória da Suécia sobre o México (3 a 0), ficou na terceira posição do Grupo E.

A tragédia alemã foi decretada com um gol do sul-coreano Kim Young-Gwon, definido pelo VAR (Árbitro Assistente de Vídeo, na sigla em inglês), aos 47 minutos do segundo tempo.

O jogador asiático estava à frente, mas a bola bateu em um defensor alemão. A arbitragem reviu o lance e validou o gol. Na sequência, aos 50 minutos, Son Heung-Min fez o segundo gol dos sul-coreanos e deu números finais ao jogo. O resultado deixou a Alemanha na lanterna do Grupo F.

A seleção alemã era apontada como uma das favoritas ao título na Rússia. A equipe comandada pelo técnico Joachim Löw passou por uma reformulação desde a Copa no Brasil, mas manteve vários nomes consagrados, casos do goleiro Neuer e do atacante Thomas Müller.

Além disso, a equipe havia vencido a Copa das Confederações de 2017, na Rússia — bateu o Chile na final por 1 a 0 —, e se classificado com 100% de aproveitamento nas Eliminatórias Europeias para a Copa. A Alemanha venceu os dez jogos do grupo e somou 30 pontos, 11 à frente da Irlanda, a segunda colocada da chave.

O vexame começou a ser desenhado logo na estreia, quando a poderosa Alemanha foi derrotada pelo México por 1 a 0, no estádio Luzniki, em Moscou, no último dia 17.Nesta terça, o fiasco se concretizou quando os alemães não conseguiram superar a modesta Coreia do Sul.

Özil se mostra incrédulo após a eliminação alemã

Özil se mostra incrédulo após a eliminação alemã

Catherine Ivill/Getty Images - 27.6.2018

Destino ingrato

A Coreia do Sul sediou, junto com o Japão, a Copa do Mundo de 2002. Naquela edição, os sul-coreanos chegaram de forma surpreendente às semifinais e foram eliminados exatamente pelos alemães com uma derrota por 1 a 0.

Na outra semifinal, o Brasil bateu a Turquia (1 a 0). Os brasileiros venceriam a Alemanha na finalíssima por 2 a 0, com dois gols do atacante Ronaldo.

Confira tudo sobre Copa 2018 no R7 Esportes

Participações em Copa

Das 21 edições de Copa do Mundo, a Alemanha chegou 13 vezes entre os quatro primeiros colocados. São quatro títulos (1954, 1974, 1990 e 2014) e quatro vice-campeonatos (1966, 1982, 1986 e 2002). Os alemães não estiveram presentes apenas em duas Copas (1930 e 1950).

Copa 2018: veja as melhores imagens de Coreia e Alemanha

Últimas