Contagem regressiva para os Jogos Olímpicos

Falta pouco para o maior evento esportivo do mundo! Conheça mais sobre as olimpíadas e suas curiosidades

Conheça mais sobre as olimpíadas e suas curiosidades

Conheça mais sobre as olimpíadas e suas curiosidades

Reprodução

Julho chegou e, com ele, o evento mais aguardado do ano: os Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão. Realizados a cada quatro anos, os jogos precisaram ser adiados para 2021, por conta da pandemia de Covid-19. Agora chegou o grande momento e as Olimpíadas de Tóquio acontecem de 23 de julho a 8 de agosto.

Ao todo, são 46 esportes, disputados por mais de 200 países, de todos os continentes. O evento será diferente das edições anteriores, pois agora conta com 5 novas modalidades de esportes: o surfe, a escalada esportiva, o karatê, o skate e o baseball. Animado para acompanhar os jogos? Que tal aproveitar um cupom Netshoes e entrar no clima das competições?

A origem dos jogos olímpicos
Os jogos olímpicos começam na Grécia, em tempos muito remotos. Seu primeiro registro é de 776 a.C. Mas, segundo a mitologia grega, Hércules criou as Olimpíadas muito antes, em 2.500 a.C, em homenagem a seu pai, Zeus.

Na era Moderna, as Olimpíadas estrearam em 1896, em Atenas, com a participação de 14 países. Desde então, o maior feito dos esportes olímpicos é unir as nações em torno de uma competição saudável e positiva, para mostrar ao mundo que é possível se conectar com os diversos povos de forma harmônica e vitoriosa.

Os cinco arcos coloridos representam os cinco continentes habitados

Os cinco arcos coloridos representam os cinco continentes habitados

Reprodução

Curiosidades olímpicas
Mas nem só de jogos e vitórias é construída a história das Olimpíadas, e a competição guarda também muitas curiosidades interessantes. Por exemplo, você sabia que desde a era Moderna as olimpíadas deixaram de ser realizadas somente durante a Primeira e a Segunda Guerras? E que as mulheres só foram autorizadas a participarem dos jogos a partir de 1900?

E o país com mais medalhas? Os Estados Unidos é o país que já conseguiu concentrar o maior número de medalhas olímpicas dos jogos modernos, e é de lá que vem Michael Phelps, o maior recordista de medalhas. O nadador estadunidense conseguiu o feito inédito de conquistar 28 medalhas, e segue figurando entre os principais atletas das olimpíadas.

Como todos sabem, os cinco arcos coloridos entrelaçados que compõem o símbolo dos jogos olímpicos representam os cinco continentes habitados. Mas o que poucos sabem é que a escolha das cores preta, verde, amarela, vermelha, azul, e o fundo branco, se deve ao fato de que todas as bandeiras das nações usarem, ao menos, uma dessas cores. Curioso isso, não?

Por que praticar um esporte?
E se o assunto são as Olimpíadas, vamos falar sobre a importância de se praticar um esporte? É claro que os atletas que competem em jogos olímpicos são profissionais de altíssimo rendimento, e vê-los atuando nos dá aquele gás para a prática esportiva.

Então, nada melhor do que aproveitar o momento de curtir as Olimpíadas e também investir na prática de um esporte. Vale qualquer um, aquele com o qual você mais se identifica. O que não pode é ficar parado.

Praticar esportes melhora a função cardíaca, reduz as taxas de colesterol, diminui o estresse e estimula a produção de hormônios do prazer, aumentando a sensação de bem-estar e satisfação. Então, você pode até curtir as olimpíadas do sofá de casa, mas não deixe de se levantar e colocar esse corpo em movimento. Quer um estímulo? Separamos abaixo algumas das categorias que vão disputar a edição de 2020 dos jogos olímpicos.

⦁ Esgrima
⦁ Hipismo
⦁ Canoagem
⦁ Ciclismo
⦁ Natação
⦁ Surfe
⦁ Basquete
⦁ Escalada Esportiva
⦁ Skate
⦁ Atletismo
⦁ Tênis
⦁ Vôlei
⦁ Vôlei de praia

Gostou? Agora é escolher a sua e praticar. Saúde!

Últimas