Popó Bueno aposta alto em 2015, mas diz que irmão é favorito
Temporada da Stock Car, que começa neste sábado (21), promete brigas acirradas pelo topo
Automobilismo|Do R7

A temporada 2015 da Stock Car terá sua largada neste sábado (21), e o piloto Popó Bueno, de 36 anos, projeta uma boa temporada com a nova equipe, a Cavaleiro Racing.
Popó, que vai para seu 13º ano na categoria, dá o favoritismo para o irmão, Kaká Bueno, e para Ricardo Maurício, mas aposta que revigorado pela novidade, "estará perto deles". A primeira prova de 2015 será disputada domingo (2@), em Goiânia (GO).
Popó não esconde o entusiasmo com a oportunidade de correr pela nova equipe. Ciente das dificuldades que serão encontradas ao longo do ano, o carioca lembra que a junção de profissionais gabaritados é primordial para o bom desenvolvimento do carro já na primeira corrida da temporada.
Saiba tudo sobre automobilismo no R7
"As expectativas são sempre as melhores no começo de cada ano. Estou na Stock Car há bastante tempo e sei da competitividade entre as equipes e os pilotos. Eu acredito no projeto novo e estou muito confiante com a nova equipe. Temos uma boa equipe de profissionais, fomos muito bem no primeiro treinamento coletivo e estaremos prontos para ir bem na primeira corrida da temporada. Creio que durante o ano iremos evoluindo e brigando por boas colocações".
Apesar de não ter atingido colocações de destaque nas últimas três temporadas, Bueno se apega a terceira colocação em 2011 para colocar novamente as coisas nos trilhos. Feliz com o novo momento, ele garante que seu objetivo é sempre correr nas primeiras posições do grid e ressalta que pilotos do quilate de Cacá Bueno, seu irmão, e Ricardo Maurício, levam certa vantagem pelo fato de já estarem adaptados aos seus carros e suas respectivas equipes.
"Creio que sim. Automobilismo é complicado de prever, você precisa estar no lugar certo na hora certa. As coisas não se encaixaram bem para mim nesses últimos três anos. Acho que temos um time muito focado e com ferramentas para conseguir ir bem e, quem sabe, conseguir melhores resultados do que 2011. Sei que pilotos como o Cacá Bueno, Ricardo Maurício, estão na mesma equipe há muitos anos e vão disputar o campeonato. Espero estar junto deles".
Piloto com vasta experiência no cenário automobilístico mundial, Popó viu de perto a meteórica ascensão da Stock Car e faz questão de comentar as mudanças ocorridas na categoria desde que começou a acompanhá-la ainda em sua infância. Em sua opinião, o interesse da TV e o ingresso de empresas de grande porte auxiliaram muito no processo de popularização da modalidade no país e nas inegáveis melhorias financeiras para os profissionais que militam nesta área.
"Mudou muitas coisas. Acompanho a Stock Car desde criança. Em 2000, eu corri na Fórmula Chevrolet, que era uma categoria que corria junto com a Stock Car e naquele ano foi a entrada da Rede Globo. A Stock Car já tinha um nome forte, mas não alcançava esse público todo. Não havia essa repercussão toda e os patrocínios eram menores e focados no nicho do mercado automotivo. Hoje percebemos que diversas empresas apostam na categoria e isso faz com que os pilotos possam viver de automobilismo, o que é uma vitória dentro da economia brasileira, já que é um esporte muito caro. Eu acompanhei todo esse crescimento e digo, com absoluta certeza, que temos o nível mais alto e competitivo do mundo em qualquer categoria. Temos 15 ou mais pilotos para ser campeão no fim do ano. É uma concorrência absurda".
Em fase final de preparação para a temporada 2015, o responsável por guiar Cavaleiro Racing conta um pouco sobre sua puxada rotina de treinamentos e deixa claro que os pilotos também necessitam de um ótimo condicionamento para aguentar as adversas condições a que são submetidos durante as corridas.
"A vida do piloto não é simples. Temos uma grande exigência física e mental e isso requer um trabalho bem específico. Primeiramente, treinamos muito pouco e precisamos estar aptos para dar o seu melhor assim que entrar no carro. Além disso, o carro é muito quente e chegamos em temperaturas absurdas. É necessário ter um excelente condicionamento para que não se perca reflexo e rapidez de raciocínio. Para que isso aconteça, procuro me alimentar bem, seguir os treinos à risca e ter uma suplementação de qualidade. Fiquei muito feliz com essa parceria com a Midway Labs, é uma empresa séria que vem investindo bastante. Eles entenderam que a Stock Car era uma ferramenta para ser trabalho. A meta é de atingir um crescimento de vendas de 50% neste ano e quero ajudar muito nisso. Com o know-how que eu e o pessoal de marketing temos sobre corridas vai ser muito legal para dar um retorno satisfatório para a empresa".