Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022
Publicidade

Morre aos 70 anos o ex-piloto de Stock Car Xandy Negrão

Ícone do automobilismo nacional, ele lutava contra o câncer e morreu em casa, na cidade de Campinas, interior de São Paulo

Automobilismo|Do R7

Xandy Negrão foi quatro vezes vice-campeão da Stock
Xandy Negrão foi quatro vezes vice-campeão da Stock Xandy Negrão foi quatro vezes vice-campeão da Stock

Alexandre Funari Negrão, mais conhecido como Xandy Negrão, ex-piloto da Stock Car e ícone do automobilismo brasileiro, morreu nesta quarta-feira (24), aos 70 anos, vítima de câncer. A notícia foi confirmada pelo perfil oficial da Stock Car. Ele veio a óbito em sua casa, em Campinas.

Xandy foi vice-campeão da Stock em 1995, 1996, 1997 e 1999. Na carreira, disputou 108 corridas, com 21 vitórias e 59 pódios, além de 23 poles.

Quando deixou as pistas, Xandy investiu no ramo empresarial e fundou a Medley, maior laboratório do ramo de medicamento genéricos do país. Em 2009, vendeu a empresa por US$ 664 milhões para o grupo francês Sanofi. Desde então, se dedicava à criação de gado e era dono de uma propriedade em Goiás.

“Um competidor duro, mas sem perder a alegria. Brincalhão, mas sempre profissional. Assim que ele será lembrado por nós”, escreveu o perfil da Stock Car, que disputou entre 1983 e 2003. Xandy também teve passagens por campeonatos de endurance antes de sua morte. 

Publicidade

A família seguiu os caminhos de Xandy no automobilismo. O filho Alexandre Sarnes Negrão, o Xandynho Negrão, teve passagem pela Stock Car e conquistou, ao lado do pai, a Endurance Brasil, em 2020.

Guto e André Negrão, irmão e sobrinho, também tiveram experiências no automobilismo.

Publicidade

Xandy era o patriarca de uma das famílias mais ricas do país. Em levantamento da Forbes, de 2021, figurava na 100ª posição, com um patrimônio estimado em R$ 4,7 bilhões. Xandynho foi casado, entre 2017 e 2021, com a atriz Marina Ruy Barbosa.

Veja as homenagens que Vini Jr recebeu do Real Madrid em primeiro jogo após caso de racismo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.