Hamilton vive sombra de Alonso e Vettel e encara frustrações na Ferrari
Atual sexto colocado no campeonato de pilotos, britânico diz que não vai deixar a Scuderia sem vencer o oitavo título
Automobilismo|Carol Malheiro*, do R7

Lewis Hamilton se transferiu para a Ferrari em 2025 para realizar um sonho de criança, em defender a equipe mais campeã da história da Fórmula 1. Além disso, o britânico, mais vitorioso da categoria, busca a conquista do oitavo título do campeonato de pilotos.
Neste ano, a equipe italiana é a segunda colocada no campeonato de construtores, apesar de Hamilton ser apenas o sexto entre os pilotos, com uma pequena desvantagem de 16 pontos para o companheiro de equipe, Charles Leclerc.
A Ferrari entregou muitas mudanças para o carro de 2025, entre elas, alterações na suspensão dianteira, modificações na distribuição de peso e no layout da carroceria, e aumento da flexibilidade das asas. Contudo, a temporada tem sido cheia de altos e baixos, e, em muitos casos, os pilotos têm feito o possível para extrair o máximo do carro.
Ferrari vive esperança para 2026
Com a falta de entrega do carro na maioria dos finais de semana, o britânico acumula frustrações na pista. Como na classificação para a corrida sprint na Bélgica, nesta sexta-feira (25), em que o piloto rodou no SQ1, e largará, neste sábado (26), da 18ª posição.
Vale lembrar que Hamilton tem uma vitória, nesta temporada, na corrida sprint do Grande Prêmio da China, e tem trabalhado para conquistar o primeiro pódio. Mas o britânico acredita em uma grande melhora para a temporada de 2026. Com as mudanças de regulamento, a Scuderia italiana voltaria aos tempos de glória, dando chances a Hamilton de vencer o oitavo título.
“A razão disso é que vejo um enorme potencial nessa equipe. É por isso que a equipe não tem tido o sucesso que eu acho que ela merece. Portanto, sinto que é meu trabalho desafiar absolutamente todas as áreas, desafiar todos na equipe, especialmente os que estão no topo e que tomam as decisões”, disse o heptacampeão.
Hamilton não quer repetir destino de Alonso e Vettel
Assim como Hamilton, Fernando Alonso e Sebastian Vettel colecionavam uma carreira vitoriosa e já eram campeões mundiais na Fórmula 1 quando se juntaram à Ferrari. Contudo, o espanhol e o alemão não conseguiram conquistas com a Scuderia, apesar de chegarem muito perto e brigarem pelo título. E eles enfrentaram um desafio em comum: o desempenho da própria equipe.
Mas o britânico afirmou que não vai seguir esse destino e só deixará a equipe italiana quando for octacampeão da Fórmula 1.
“Você teve Kimi [Raikkonen], Fernando, Sebastian, todos campeões mundiais, mas eles não ganharam um campeonato mundial [com a Ferrari, com exceção de Raikkonen]. E para mim, eu me recuso a fazer isso comigo. Portanto, estou me esforçando ao máximo”, concluiu Hamilton.
*Sob supervisão de Camila Juliotti