Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022
Publicidade

Brasileiro líder da Fórmula 3 tem apoio de Alonso e sonha com F1: 'Dar meu máximo para alcançar'

Gabriel Bortoleto é um dos três pilotos da equipe italiana Trident e, desde o início da temporada de 2023, venceu duas corridas

Automobilismo|Isabella Pugliese Vellani*, do R7


O brasileiro foi anunciado no fim de 2022 para se juntar à equipe de gestão da A14 Management, de Alonso
O brasileiro foi anunciado no fim de 2022 para se juntar à equipe de gestão da A14 Management, de Alonso

Ayrton Senna, Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet são os únicos brasileiros campeões da Fórmula 1. Os três trilharam um caminho semelhante para chegar na mais alta categoria do automobilismo, que envolve uma passagem pela Fórmula 3 da Inglaterra, uma das competições de base para a F1.

Em 2019, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) decidiu criar uma única Fórmula 3, após combinar a GP3 Series e a Fórmula 3 Europeia. O objetivo da divisão é revelar e preparar pilotos para a Fórmula 2 e, posteriormente, para a tão sonhada Fórmula 1.

Em 2023, a grande estrela da temporada é o brasileiro Gabriel Bortoleto, que tem dominado as etapas e recebe o apoio do bicampeão da F1, Fernando Alonso.

Apesar de atualmente estrelar em categorias de maior relevância, a carreira no automobilismo começou muito antes de 2023, em 2010, quando o piloto tinha 6 anos. Pilotar o kart era apenas uma brincadeira, mas aos poucos Gabriel percebeu a paixão pelos carros e decidiu que queria estar em contato com o mundo da velocidade de forma profissional.

Publicidade

Em 2012, ele já participava de competições brasileiras, como o Sul-Brasileiro de Kart, e aos 11 anos, mudou-se para a Itália, para correr nos campeonatos Mundial e Europeu. A mudança rendeu bons frutos e, em 2018, o brasileiro conquistou o vice-campeonato na WSK Super Master Series e no Troféu Andrea Margutti, além do terceiro lugar na categoria OKJ do Mundial.

Em 2020, o bom desempenho garantiu a ele uma vaga na Fórmula 4 Italiana na equipe Prema Powerteam, que costuma ser a vencedora. Além do lugar na FA Racing e na R-Ace GP na Fórmula Regional Europeia, em 2021 e 2022, respectivamente.

Publicidade

O anúncio para a F3 aconteceu no fim de 2022, após Bortoleto participar dos testes de pós-temporada com a Trident, em setembro.

"Eu me adaptei rapidamente ao carro da F3 e me senti muito confortável com a equipe. Fizemos três dias de treinos no final de 2022 e outros três dias de treino no Bahrein no começo de 2023", explica em entrevista exclusiva ao R7.

Publicidade

Junto com o anúncio da estreia na equipe italiana, o brasileiro também passou a ser gerenciado pela empresa de Fernando Alonso. O espanhol tem sido um dos responsáveis pelas vitórias de Bortoleto na categoria de base, por dar dicas de corrida e sobre o circuito em cada uma das etapas, minimizando os erros.

"O Fernando [Alonso] tem total influencia na minha carreira, sempre me ajuda muito e se mostra muito interessado em me ensinar. Sou extremamente grato por ter alguém como ele me dando dicas e me dizendo onde devo melhorar", diz.

Gabriel Bortoleto estreou na F3 em 2023, após passagem pela Fórmula Regional Europeia em 2021 e 2022
Gabriel Bortoleto estreou na F3 em 2023, após passagem pela Fórmula Regional Europeia em 2021 e 2022

O fim de semana da Fórmula 3 é composto por uma sessão de treinos, a qualificação, uma corrida sprint com o grid invertido e a corrida principal, em que o grid é montado a partir dos resultados da qualificação.

Ao todo, em 2023, serão 10 etapas em circuitos por onde a F1 passa: Bahrein, Austrália, Itália (Ímola e Monza), Mônaco, Espanha, Áustria, Inglaterra, Hungria e Bélgica.

Já foram disputadas corridas no Bahrein e na Austrália, e Gabriel Bortoleto venceu as duas provas principais dos finais de semana. Com isso, ele tem chamado cada vez mais a atenção dos brasileiros, mas garante que se mantém focado. 

"Começar o ano desta maneira é ótimo, mas ainda tem muito chão e trabalho a ser feito. Minhas expectativas são de lutar pela ponta do campeonato", pontua.

"O número de brasileiros que começaram a me apoiar cresceu bastante também. Tem sido ótimo receber mensagens de apoio. É um sonho para mim disputar um Grande Prêmio em casa", celebra.

Leia também

Além de Bortoleto, os brasileiros Roberto Faria e Caio Collet estão entre os 30 atletas que formam o grid, divididos em 10 equipes. Os três se conhecem há anos, mantém a amizade fora das pistas e buscam crescer cada vez mais no esporte.

"Meu sonho é me tornar um piloto de sucesso na F1, e vou dar meu máximo para alcançar este objetivo. É para isso que me dedico todos os dias a este esporte", projeta o brasileiro que tem Ayrton Senna como ídolo e Fernando Alonso como referência no automobilismo, pelo trabalho duro e dedicação.

Atualmente, Bortoleto domina o Campeonato de Pilotos da F3, com 58 pontos. São 20 pontos de vantagem do segundo colocado, o suíço Grégoire Saucy, da ART Grand Prix. A equipe Trident, do brasileiro, também lidera o Campeonato de Equipes, com 100 pontos.

A próxima etapa da Fórmula 3 acontece em Ímola, na Itália, no tradicional Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari. A disputa acontece de 18 a 21 de maio, no mesmo fim de semana em que a Fórmula 1 corre no circuito.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Carla Canteras

Temporada de 2023 da Fórmula 1 tem novo circuito, mudanças no grid e brasileiros no paddock

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.