Aos 19 anos, Iga Swiatek surpreende em Paris ao conquistar 1º título de Grand Slam
TENIS-SWIATEK-SLAM:Aos 19 anos, Iga Swiatek surpreende em Paris ao conquistar 1º título de Grand Slam
PARIS (Reuters) - Assegurar o primeiro título de Grand Slam é uma tarefa árdua, mas Iga Swiatek, de 19 anos, coroou quinze dias extraordinários ao conquistar o Aberto da França com uma vitória tranquila sobre Sofia Kenin por 6 -4 e 6-1 neste sábado.
Swiatek, que perdeu apenas 23 games no caminho para a final, teve outra exibição audaciosa e se tornou a primeira tenista polonesa a ganhar um título de Grand Slam individualmente.
Apenas por um breve período no primeiro set Swiatek mostrou alguma fraqueza, deixando escapar uma vantagem de 3-0, mas depois de garantir o set inicial muito disputado, ela passeou rumo à vitória, embora a quarta cabeça-de-chave Kenin pareceu ter sido prejudicada por uma lesão na coxa.
Campeã do Aberto da Austrália, Kenin, de 21 anos, precisou de tratamento em 1-2 no segundo set e, na retomada, Swiatek foi implacável, selando o título com um forehand, seu 25º golpe vencedor na partida.
Swiatek, que estava em 54º lugar no ranking mundial antes do torneio em Roland Garros, é a mulher mais jovem a vencer o Aberto da França desde Monica Seles em 1992 e a primeira a fazê-lo sem perder nenhum set desde Justine Henin em 2007.
Depois de assegurar a vitória, ela foi até as arquibancadas para comemorar com a família, incluindo o pai Tomasz, ex-remador olímpico, e seu técnico Piotr Sierzputowski.
"Foi impressionante para mim. Dois anos atrás, ganhei um Grand Slam juvenil e agora estou aqui. Parece que foi um tempo tão curto. Estou simplesmente estarrecida", declarou Swiatek, a mulher com a classificação mais baixa a vencer o Aberto da França desde que os rankings foram introduzidos em 1975.
"Outro azarão vence um Grand Slam no tênis feminino, é uma loucura."
Foi um triste final de torneio para Kenin, que não conseguiu encontrar o bom jogo que a levou a superar Petra Kvitova nas semifinais.
(Por Martyn Herman)