Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais

Ronaldo usa bicicleta elétrica e ajuda de 'memória muscular' para completar 522 km

Ex-jogador e agora dono do Valladolid terá que pedalar até Santiago de Compostela após o acesso do time à primeira divisão

Esportes|Do R7

Ronaldo se propôs a fazer trajeto de bicicleta em caso de acesso do Valladolid
Ronaldo se propôs a fazer trajeto de bicicleta em caso de acesso do Valladolid

Ronaldo Fenômeno deu início, na manhã do último domingo (5), ao seu périplo de bicicleta elétrica na cidade de Valladolid, na Espanha. Ele terá de ir até Santiago de Compostela para cumprir a promessa que fez se o clube, do qual é dono, retornasse à primeira divisão do futebol espanhol, o que aconteceu no dia 29. O ex-jogador não deu detalhes de sua condição física atual nem disse se tinha feito uma preparação voltada para cumprir essa penosa aventura pela Espanha.

A reportagem ouviu médicos e especialistas para saber o que Ronaldo pode ter feito para evitar lesões, reduzir a fadiga e concluir o trajeto de 522 km sem sobressaltos. O gestor do Cruzeiro se comprometeu a terminar em quatro dias a aventura, dividida em seis etapas, com níveis de dificuldade que vão de moderado a difícil.

Ronaldo aparenta estar acima do peso, mas carrega como trunfo o fato de ter sido um atleta de alto nível por quase duas décadas. Por isso, segundo os especialistas, ele tem a vantagem de possuir uma "memória muscular" que o ajuda em atividades físicas. "Ele está parado, aparentemente acima do peso, mas tem uma musculatura que responde bem a estímulos", diz o médico Páblius Staduto Braga, especialista em esporte e ex-vice-presidente da Spamde (Sociedade Paulista de Medicina do Exercício e do Esporte).

Leia também

"Ele certamente fez uma boa avaliação antes para diminuir os riscos. Um teste de estresse importante para ver quanto suporta. O esforço não é muito intenso, porque não vai haver tiros, disparos, mas a fadiga sim, depois de dias pedalando. Há situações em que você pedala um pedaço e depois deixa solto. O percurso acaba sendo menos cansativo que o de quem vai a pé", explica Braga, que atende pessoas que já fizeram o trajeto andando até a cidade de Santiago, conhecida como destino religioso e turístico.


522 km em quatro dias

Ronaldo está acompanhado nessa jornada da mulher, Celina Locks, e de uma equipe multidisciplinar para ajudá-lo inclusive com um carro de apoio em caso de problemas. Ele contratou uma empresa espanhola para lhe dar suporte e cuidar de toda a logística. Há, entre os membros da caravana, um ciclista profissional, sempre na dianteira. O Fenômeno tem registrado parte da jornada em suas redes sociais.

"O caminho vai ser muito bonito. Fisicamente, sei que vou sofrer, mas vai ser uma experiência inesquecível", disse ele sobre a aventura, que atravessa uma das regiões mais ricas da Espanha do ponto de vista cultural, histórico, arquitetônico e gastronômico. Os especialistas acreditam ser muito provável que o ex-jogador tenha passado semanas se preparando para esse desafio, fazendo todas as adaptações em seu corpo para reduzir danos e estar apto a finalizar a peregrinação dentro da meta estipulada.


"Você precisa criar uma adaptação da musculatura para suportar ficar esse período longo em atividade", ressalta Paulo Zogaib, fisiologista do Palmeiras durante 24 anos e especialista em medicina esportiva. "Não é um esforço em termos de intensidade muito importante. Mas, de qualquer forma, é difícil, é puxado. Imagino que ele tenha feito alguma preparação antes para não sair do zero."

Os especialistas acreditam que Ronaldo não terá problemas para realizar a tarefa. "Com uma boa estrutura, uma boa avaliação anterior e um bom planejamento, qualquer pessoa pode fazer. Eu creio que ele vai ter sucesso, mas vai se cansar bastante", prevê Braga.


Zogaib, que é professor da Escola Paulista de Medicina, da Unifesp, avalia que uma pessoa sedentária, desacostumada a exercícios, teria de se preparar durante três meses para completar 500 km pedalando. No caso de Ronaldo, é provável que ele tenha se mantido na ativa. Portanto, precisou de menos tempo para essa preparação.

Há também artifícios de que o gestor do Cruzeiro pode lançar mão para cumprir a promessa. A bicicleta escolhida para percorrer a rota é elétrica. Não se sabe, porém, quantos quilômetros Ronaldo vai pedalar e quantos ficarão a cargo do motor elétrico da bicicleta, da marca Specialized, cujo modelo elétrico mais barato custa R$ 32.990,00.

Cabe lembrar que as chamadas ebikes exigem menos esforço, mas não fazem tudo sozinhas por quem as dirige. Elas são indicadas para idosos e pessoas com sobrepeso e diminuem o risco de sobrecarga nas articulações, evitando lesões. O fato de Ronaldo aparentar estar acima do peso não é um problema desde que ele esteja em boas condições físicas, explica Zogaib. "O risco seria mesmo a fadiga e alguma lesão muscular que possa ocorrer pelo esforço repetitivo. Tem de ficar atento se ele sente dores normais ou se uma estrutura está sofrendo mais do que deveria", explica o médico.

Plano nutricional

Mas como deve ser o plano nutricional de Ronaldo para encarar essa trajetória? "É importante suplementar ou consumir carboidratos, ingerir água e reprodutores eletrólitos. Ele vai precisar repor sódio e potássio para manter o bom funcionamento cardiovascular", detalha o nutricionista clínico e esportivo Dereck Oak.

Ronaldo pode ingerir paçoca ou banana, por exemplo, como fonte de carboidrato. Há opções líquidas e também em gel. "Ele vai precisar de carboidratos de absorção rápida", afirma Oak. O ex-jogador tem de ficar atento não só ao pré-treino, mas ao que consome durante a pedalada e depois do exercício. "É importante prestar atenção no suor, na aparência dele, para ver se é necessário repor o sal, por exemplo. Há pessoas que não fazem essa reposição e têm mal súbito", alerta o nutricionista. "E a proteína é importante também para recuperar o corpo após o estresse muscular", acrescenta.

Confira abaixo o percurso que Ronaldo se propôs a fazer:

Valladolid a Sahagún - 101 km (moderado)

Sahagún a León - 82 km (moderado)

León a Ponferrada - 107 km (difícil)

Ponferrada a Monforte de Lemos - 108 km (difícil)

Monforte de Lemos a Lalín - 66 km (difícil)

Lalín a Santiago de Compostela - 58 km (moderado)

Por que estátua da cabeçada de Zidane em Materazzi gera polêmica no país da Copa

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.