Por trás da alegria de Pablo, contratado pelo Flamengo, a incerteza sobre Rodrigo Caio. E suas contusões
O Flamengo investe em Pablo, ex-Corinthians, para formar a sua zaga titular, ao lado de David Luiz. A diretoria e o técnico Paulo Sousa não querem mais depender de Rodrigo Caio. E seu histórico de contusões
Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli

São Paulo, Brasil
Há o desejo, o respeito.
E há, também, a realidade.
Rodrigo Caio tem 28 anos, campeão olímpico, zagueiro de muitos recursos. Excelente cabeceador. Sério, vibrante.
Com potencial para ser titular absoluto da zaga do Flamengo.
Por isso foi comprado do São Paulo em 2019.
Tanto é assim que conquistou inúmeros títulos com a camisa rubro-negra: Libertadores (2019), Campeonato Brasileiro (2019 e 2020), Recopa (2020), Supercopa do Brasil (2020 e 2021) e Campeonato Carioca (2019, 2020 e 2021).
O sonho da diretoria era que formasse por anos dupla com David Luiz.
Só que a realidade é outra.
Atormentado por contusões leves e graves, ele atuou em pouco mais de 58% das partidas do Flamengo.
Está há 101 dias sem entrar em campo. Rodrigo Caio se submeteu a uma artroscopia no joelho direito no dia 7 de dezembro de 2021. Só que o local da cirurgia se infeccionou. E ele teve de passar por nova intervenção médica no mesmo joelho, que estava inchando, no dia 8 de janeiro.
No São Paulo, em 2014, ele sofreu ruptura do ligamento anterior do joelho esquerdo. Foi operado e levou 191 dias para voltar a jogar. Foi por causa dessa cirurgia que ele acabou reprovado nos exames médicos no Atlético de Madrid.
Rodrigo Caio é um dos líderes do elenco flamenguista, muito querido pela diretoria e companheiros.
Mas Paulo Sousa foi muito claro com os dirigentes. O treinador português precisava de mais um zagueiro de alto nível na disputa da Libertadores, Brasileiro, Copa do Brasil, para que o Flamengo possa lutar pelos três títulos. Não levou em conta nem o Carioca.
Marcos Braz não perdeu tempo. Desde 2017, o clube monitora a situação de Pablo. Ele formou uma dupla excelente com Balbuena no Corinthians. Estava emprestado pelo Bordeaux. No final da temporada não houve acordo com o zagueiro e o clube paulista. Ele voltou para a França. Depois foi vendido ao Lokomotiv, da Rússia.

Com a guerra entre russos e ucranianos, o jogador conseguiu que o clube de Moscou concordasse com sua saída. E o Flamengo acertou a negociação.
Aos 30 anos, ele já está no Rio de Janeiro.
Para facilitar, Pablo trabalhou com Paulo Sousa no Bordeaux, e o relacionamento foi excelente.
O Flamengo já conta com David Luiz, Gustavo Henrique e Léo Pereira para a zaga. Além dos garotos da base Noga e Cleiton. Fora Rodrigo Caio.
Com Pablo, são sete zagueiros. Um número exagerado.
A previsão de volta de Rodrigo Caio aos gramados é a primeira quinzena de abril.
Ele ainda conta com o potencial do zagueiro.
Mas há a preocupação real sobre seu estado físico.
Daí a contratação de Pablo.
A vida como ela é.
Sem fantasia...
(O preço de Pablo é cerca de R$ 13 milhões. O Flamengo não gastaria tanto dinheiro com um zagueiro de 30 anos se o plano não fosse apostar na sua titularidade...)
Veja o hotel em que a seleção brasileira ficará hospedada na Copa do Mundo
Após longo período de visitação, a seleção brasileira definiu a sua "casa" para a Copa do Mundo do Catar. A delegação brasileira vai se hospedar no luxuoso Westin Doha Hotel & Spa, que tem diárias não tão exacerbantes, sendo, as mais baratas, próximas ...
Após longo período de visitação, a seleção brasileira definiu a sua "casa" para a Copa do Mundo do Catar. A delegação brasileira vai se hospedar no luxuoso Westin Doha Hotel & Spa, que tem diárias não tão exacerbantes, sendo, as mais baratas, próximas à bagatela de R$ 1.000. Confira imagens do hotel