Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Há cinco anos, 'caso Héverton' iniciava derrocada da Portuguesa

Escalação irregular do meia diante do Grêmio custou rebaixamento da Lusa na elite. Em seguida, equipe foi passando por anos de declínio até amargar situação de penúria

Lance|

Em 10 de dezembro de 2013, começa o calvário da Portuguesa. Vem à tona a acusação de que o meia Héverton foi escalado de maneira irregular na última rodada do Brasileirão. O jogador, que entra em campo aos 32 do segundo tempo do 0 a 0 com o Grêmio, teria de cumprir suspensão automática na partida contra o Tricolor gaúcho. O descenso no BR-2013 vai para o "tapetão".
Em 10 de dezembro de 2013, começa o calvário da Portuguesa. Vem à tona a acusação de que o meia Héverton foi escalado de maneira irregular na última rodada do Brasileirão. O jogador, que entra em campo aos 32 do segundo tempo do 0 a 0 com o Grêmio, ter... Em 10 de dezembro de 2013, começa o calvário da Portuguesa. Vem à tona a acusação de que o meia Héverton foi escalado de maneira irregular na última rodada do Brasileirão. O jogador, que entra em campo aos 32 do segundo tempo do 0 a 0 com o Grêmio, teria de cumprir suspensão automática na partida contra o Tricolor gaúcho. O descenso no BR-2013 vai para o "tapetão".
Em um momento comovente, torcedores da Portuguesa viajam para o Rio de Janeiro e foram para a porta do STJD, com a expectativa de que a equipe se garantisse na Série A. Eles dividem o espaço com torcedores do Fluminense, que pode deixar a zona de rebaixamento caso a Lusa seja punida no julgamento.
Em um momento comovente, torcedores da Portuguesa viajam para o Rio de Janeiro e foram para a porta do STJD, com a expectativa de que a equipe se garantisse na Série A. Eles dividem o espaço com torcedores do Fluminense, que pode deixar a zona de rebai... Em um momento comovente, torcedores da Portuguesa viajam para o Rio de Janeiro e foram para a porta do STJD, com a expectativa de que a equipe se garantisse na Série A. Eles dividem o espaço com torcedores do Fluminense, que pode deixar a zona de rebaixamento caso a Lusa seja punida no julgamento.
"Regulamento tem de ser cumprido!", afirma advogado do Fluminense no STJD. As notícias não são boas para a Portuguesa. Mesmo tentando se defender, a Lusa perde quatro pontos pela escalação irregular de Héverton e, no fim do Brasileirão, amarga a queda para a Série B.
"Regulamento tem de ser cumprido!", afirma advogado do Fluminense no STJD. As notícias não são boas para a Portuguesa. Mesmo tentando se defender, a Lusa perde quatro pontos pela escalação irregular de Héverton e, no fim do Brasileirão, amarga a queda ... "Regulamento tem de ser cumprido!", afirma advogado do Fluminense no STJD. As notícias não são boas para a Portuguesa. Mesmo tentando se defender, a Lusa perde quatro pontos pela escalação irregular de Héverton e, no fim do Brasileirão, amarga a queda para a Série B.
Então iniciando seu mandato na Portuguesa, Ilídio Lico, dispara acusações em torno de Manuel da Lupa. Segundo ele, o seu antecessor teria "vendido a vaga da Portuguesa para a Unimed". A escalação de Héverton ocorrera de maneira premeditada.
Então iniciando seu mandato na Portuguesa, Ilídio Lico, dispara acusações em torno de Manuel da Lupa. Segundo ele, o seu antecessor teria "vendido a vaga da Portuguesa para a Unimed". A escalação de Héverton ocorrera de maneira premeditada. Então iniciando seu mandato na Portuguesa, Ilídio Lico, dispara acusações em torno de Manuel da Lupa. Segundo ele, o seu antecessor teria "vendido a vaga da Portuguesa para a Unimed". A escalação de Héverton ocorrera de maneira premeditada.
Diante das acusações, Manuel da Lupa chega a ser expulso do clube. Na Justiça, ele consegue decisões favoráveis e voltou ao clube. Atribui a polêmica a uma falha de comunicação do jurídico da Portuguesa. Aos seus olhos, embora o advogado Osvaldo Sestário tenha comunicado a suspensão de Héverton, Valdir Rocha (advogado da Lusa) diz que não sabia sobre a situação.
Diante das acusações, Manuel da Lupa chega a ser expulso do clube. Na Justiça, ele consegue decisões favoráveis e voltou ao clube. Atribui a polêmica a uma falha de comunicação do jurídico da Portuguesa. Aos seus olhos, embora o advogado Osvaldo Sestár... Diante das acusações, Manuel da Lupa chega a ser expulso do clube. Na Justiça, ele consegue decisões favoráveis e voltou ao clube. Atribui a polêmica a uma falha de comunicação do jurídico da Portuguesa. Aos seus olhos, embora o advogado Osvaldo Sestário tenha comunicado a suspensão de Héverton, Valdir Rocha (advogado da Lusa) diz que não sabia sobre a situação.
A Portuguesa estreia na Série B de 2014 vestindo preto. Mas a polêmica entra, de fato, em campo, aos 16 minutos do duelo com o Joinville. Um advogado surge à beira do gramado com uma liminar nas mãos, exigindo que a equipe saia de campo. Todos saem rumo ao vestiário. Mais tarde, a Lusa é considerada derrotada por WO. Ilídio Lico é suspenso por 240 dias do clube.
A Portuguesa estreia na Série B de 2014 vestindo preto. Mas a polêmica entra, de fato, em campo, aos 16 minutos do duelo com o Joinville. Um advogado surge à beira do gramado com uma liminar nas mãos, exigindo que a equipe saia de campo. Todos saem rum... A Portuguesa estreia na Série B de 2014 vestindo preto. Mas a polêmica entra, de fato, em campo, aos 16 minutos do duelo com o Joinville. Um advogado surge à beira do gramado com uma liminar nas mãos, exigindo que a equipe saia de campo. Todos saem rumo ao vestiário. Mais tarde, a Lusa é considerada derrotada por WO. Ilídio Lico é suspenso por 240 dias do clube.
Com campanha pífia na Série B, a Portuguesa amarga seu segundo rebaixamento consecutivo já em outubro. A derrota por 3 a 0 para o Oeste garante a ida para a Série C, com cinco rodadas de antecedência. A Lusa termina a competição com apenas quatro vitórias em 38 jogos.
Com campanha pífia na Série B, a Portuguesa amarga seu segundo rebaixamento consecutivo já em outubro. A derrota por 3 a 0 para o Oeste garante a ida para a Série C, com cinco rodadas de antecedência. A Lusa termina a competição com apenas quatro vitór... Com campanha pífia na Série B, a Portuguesa amarga seu segundo rebaixamento consecutivo já em outubro. A derrota por 3 a 0 para o Oeste garante a ida para a Série C, com cinco rodadas de antecedência. A Lusa termina a competição com apenas quatro vitórias em 38 jogos.
Em 20 março de 2015, Ilídio Lico deixa a presidência do clube, no momento em que é pressionado devido à situação financeira do clube. Porém, o que culmina para a saída de Ilídio é a agressão a José Gonçalves Ribeiro, presidente do COF (Conselho de Orientação e Fiscalização), na reunião em que seria votada a abertura do seu processo de impeachment.
Em 20 março de 2015, Ilídio Lico deixa a presidência do clube, no momento em que é pressionado devido à situação financeira do clube. Porém, o que culmina para a saída de Ilídio é a agressão a José Gonçalves Ribeiro, presidente do COF (Conselho de Orie... Em 20 março de 2015, Ilídio Lico deixa a presidência do clube, no momento em que é pressionado devido à situação financeira do clube. Porém, o que culmina para a saída de Ilídio é a agressão a José Gonçalves Ribeiro, presidente do COF (Conselho de Orientação e Fiscalização), na reunião em que seria votada a abertura do seu processo de impeachment.
Em campo, vem nova amargura para os torcedores da Portuguesa. No Paulistão, a derrota por 3 a 0 para o São Paulo, no Morumbi leva a equipe a um descenso estadual: disputará a Série A2 no outro ano. Além disto, não consegue ir bem na Série C do Brasileiro.
Em campo, vem nova amargura para os torcedores da Portuguesa. No Paulistão, a derrota por 3 a 0 para o São Paulo, no Morumbi leva a equipe a um descenso estadual: disputará a Série A2 no outro ano. Além disto, não consegue ir bem na Série C do Brasileiro. Em campo, vem nova amargura para os torcedores da Portuguesa. No Paulistão, a derrota por 3 a 0 para o São Paulo, no Morumbi leva a equipe a um descenso estadual: disputará a Série A2 no outro ano. Além disto, não consegue ir bem na Série C do Brasileiro.
No ano seguinte, a Portuguesa vive novo drama dentro dos gramados. A derrota por 2 a 0 para o Tombense custa novo rebaixamento: disputará a Série D. Mergulhada em dívidas, a Lusa vai se enfraquecendo mais.
No ano seguinte, a Portuguesa vive novo drama dentro dos gramados. A derrota por 2 a 0 para o Tombense custa novo rebaixamento: disputará a Série D. Mergulhada em dívidas, a Lusa vai se enfraquecendo mais. No ano seguinte, a Portuguesa vive novo drama dentro dos gramados. A derrota por 2 a 0 para o Tombense custa novo rebaixamento: disputará a Série D. Mergulhada em dívidas, a Lusa vai se enfraquecendo mais.
A disputa da Série D traz, de cara, uma nova frustração para os torcedores da Portuguesa. Com a derrota para a Desportiva, por 1 a 0, a equipe cai na fase de grupos da competição. Mesmo com o reforço de Marcelinho Paraíba, a Lusa fica sem divisão.
A disputa da Série D traz, de cara, uma nova frustração para os torcedores da Portuguesa. Com a derrota para a Desportiva, por 1 a 0, a equipe cai na fase de grupos da competição. Mesmo com o reforço de Marcelinho Paraíba, a Lusa fica sem divisão. A disputa da Série D traz, de cara, uma nova frustração para os torcedores da Portuguesa. Com a derrota para a Desportiva, por 1 a 0, a equipe cai na fase de grupos da competição. Mesmo com o reforço de Marcelinho Paraíba, a Lusa fica sem divisão.
Neste ano, a Portuguesa disputa a Série A2 do Paulistão. Na edição de 2018, a equipe teve campanha fraquíssima: na décima-segunda colocação, venceu apenas três dos 15 jogos e correu risco de novo rebaixamento.
Neste ano, a Portuguesa disputa a Série A2 do Paulistão. Na edição de 2018, a equipe teve campanha fraquíssima: na décima-segunda colocação, venceu apenas três dos 15 jogos e correu risco de novo rebaixamento. Neste ano, a Portuguesa disputa a Série A2 do Paulistão. Na edição de 2018, a equipe teve campanha fraquíssima: na décima-segunda colocação, venceu apenas três dos 15 jogos e correu risco de novo rebaixamento.
O "Caso Héverton" é arquivado por falta de provas pelo Ministério Público. Mergulhada em dívidas que ultrapassam R$ 350 milhões, a Portuguesa chega a destruir piscinas do clube para construir camelódromo para amenizar sua precária situação financeira. Desde 2013, foram seis presidentes em cinco anos.
O "Caso Héverton" é arquivado por falta de provas pelo Ministério Público. Mergulhada em dívidas que ultrapassam R$ 350 milhões, a Portuguesa chega a destruir piscinas do clube para construir camelódromo para amenizar sua precária situação financeira. ... O "Caso Héverton" é arquivado por falta de provas pelo Ministério Público. Mergulhada em dívidas que ultrapassam R$ 350 milhões, a Portuguesa chega a destruir piscinas do clube para construir camelódromo para amenizar sua precária situação financeira. Desde 2013, foram seis presidentes em cinco anos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.