Santos decide com golaço de Ricardo Oliveira e vence Palmeiras de virada na Vila Belmiro
Peixe contou com a experiência de seus jogadores para bater Verdão por 2 a 1
Futebol|Do R7
Só se falou de Liga dos Campeões da Europa nesta quarta-feira. De PSG, de Chelsea, de Bayern... Mas o futebol brasileiro também tem seus gigantes e dois deles protagonizaram um jogaço na Vila Belmiro, com vitória do Santos para cima do Palmeiras: 2 a 1.
Mesmo disparados na liderança de seus grupos no Paulistão, torneio que já vive aquela fase chata e arrastada, os times travaram um duelo aberto, ofensivo, alegre e muito tático. A experiência é que fez diferença.
O Palmeiras começou mais intenso. Sabia achar os espaços e sabia que a marcação do Santos no meio-campo não é boa. Por isso que o gol saiu tão cedo, aos sete minutos, em um escanteio cobrado por Robinho (o do Verdão, claro) e concluído por Vitor Hugo. Livrinho, livrinho. O homem que falhou no primeiro clássico do ano agora deu esperança.
Vitor Hugo estava livre porque marcar não é exatamente uma virtude do time do Santos. A proposta de Robinho, Geuvânio e companhia é partir para cima, e assim foi feito. Com o Palmeiras acuado e uma marcação bem frouxa de Zé Roberto, Renato achou espaço para concluir um cruzamento de Ricardo Oliveira (guarde o nome). Foram três botes errados da defesa verde no lance.
Ricardo Oliveira fez o segundo do Santos, em bela cavadinha (foto:Miguel Schincariol)
Isso porque fechar espaços também não é uma das qualidades do Palmeiras. Atacar, atacar e atacar: foi o que os rivais fizeram a partir dali. Como na essência perdida do futebol brasileiro. Como hoje se faz na Europa.
O Santos criou e dominou um pouco mais por ser um time mais entrosado. No Palmeiras, Oswaldo precisou mudar peças de posição e de comportamento, como Zé Roberto. Arouca, vaiado, xingado e nervoso, também não teve sua melhor noite.
E esse não é um mérito do camisa 5, mas de toda a frágil defesa do time da capital. Vitor Hugo deu um espaço proibitivo para a qualidade de Robinho e a conclusão não menos que brilhante de Ricardo Oliveira. Golaço, por cobertura, que fechou o placar de um jogo incrivelmente bom.
Parece que está tendo um campeonato na Europa, né? Bobagem.
FICHA TÉCNICA:
SANTOS 2 X 1 PALMEIRAS
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data/Hora: 11/3/2015 – às 22h (de Brasília)
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo S. Manis e Luis Alexandre Nilsen (ambos de SP)
Público/Renda: 11.816 pagantes / R$ 360.960,00
Cartões Amarelos: Geuvânio, Lucas Lima, Ricardo Oliveira e Valencia (SAN); Arouca e Dudu (PAL)
GOLS: Vitor Hugo, aos 7'/1ºT (0-1), Renato, aos 26'/1ºT (1-1), Ricardo Oliveira, aos 16'/2ºT (2-1)
SANTOS: Vanderlei; Cicinho, Werley, David Braz e Vitor Ferraz; Valencia, Renato, Geuvânio (Gabriel, aos 26'/2ºT) e Lucas Lima; Robinho (Thiago Ribeiro, aos 46'/2ºT) e Ricardo Oliveira (Elano, aos 32'/2ºT). Técnico: Marcelo Fernandes
PALMEIRAS: Fernando Prass; Lucas, Tobio, Vitor Hugo e Zé Roberto; Gabriel, Arouca, Robinho (Gabriel Jesus, aos 35'/2ºT) e Allione (João Paulo, aos 14'/2ºT); Dudu e Cristaldo (Leandro Pereira, aos 20'/2ºT). Técnico: Oswaldo de Oliveira