Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Levantamento da CBF mostra redução na entrada de jogadores do exterior

Clubes brasileiros não estão mais contratando tantos estrangeiros como antes

Futebol|

Clubes brasileiros estão contratando menos jogadores estrangeiros
Clubes brasileiros estão contratando menos jogadores estrangeiros Clubes brasileiros estão contratando menos jogadores estrangeiros

Segundo a CBF, o Brasil registrou neste primeiro semestre a entrada do menor número de atletas vindos do exterior nos últimos cinco anos. De 1º de janeiro a 16 de junho, chegaram aos clubes brasileiros 422 jogadores vindos de fora do país. Neste mesmo período no ano passado foram 445.

Para o diretor de Registro e Transferência da CBF, Reynaldo Buzzoni, essa nova realidade ocorre por uma série de fatores. Um deles é o cenário econômico do Brasil, outros motivos seriam as novas regras para cadastro de intermediários e o fair-play financeiro, que prevê a possibilidade de punição a quem atrasar salários dos jogadores.

- Temos uma série de mudanças que afetam o mercado do futebol brasileiro. Novas regras foram criadas para o cadastro de intermediários. Isso limita a atuação a pessoas que preenchem todos os requisitos exigidos. Também temos a questão econômica. O dólar subiu. Há um ano, um salário de 100 mil dólares custava 200 mil reais. Agora, custa 300 mil. Também é importante destacar que os clubes precisam se adequar ao fair play financeiro, que valoriza as administrações responsáveis. Alguns gestores, inclusive, estão estabelecendo um teto salarial. O entendimento dos números de contratações envolve tudo isso - explica Buzzoni.

Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Publicidade

Desde a implantação do TMS (Transfer Mathicng System), que é o sistema de transferências eletrônicas da Fifa), o Brasil é o país com a maior movimentação no mercado de jogadores representando 13% do total. A Argentina, segundo país com o maior número de transferências internacionais, responde por 6%.

Outros dados revelados pela CBF foram que a média dos jogadores vindos do exterior para o Brasil é de 26,2 anos. A esmagadora maioria é formada por brasileiros (88%) que retornam ao país. Entre os estrangeiros a maior parte é formada por argentinos (3%). Portugal é o país que mais envia atletas para o futebol brasileiro, sendo que destes jogadores 98% são brasileiros. Outro perfil característico é que a maioria destes atletas chegam ao país a custo zero, após terem encerrado seus contratos com os ex-clubes.

A janela de transferências internacionais para o futebol brasileiro fecha no próximo dia 21 de julho.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.