Tragédia no Campeonato Angolano deixa 17 mortos
Cerca de 60 pessoas estariam feridas após superlotação de estádio em Uíge
Futebol|Do R7
Ao menos 17 pessoas morreram nesta sexta-feira (10) na cidade de Uíge, no norte da Angola, quando o Santa Rita de Cássia e o Recreativo do Libolo se enfrentavam pela primeira rodada do Girabola, o Campeonato Angolano.
De acordo com a agência de notícias Lusa, o portão principal do Estádio 4 de Janeiro teria desabado durante a partida, logo aos sete minutos, provocando tumulto, superlotação e a morte por asfixia de, ao menos, 17 pessoas, incluindo crianças.
O governo da Angola emitiu um comunicado lamentando o acidente.
"O Ministério da Juventude e Desportos manifesta profunda consternação e dor e solicita às direções da FAF [Federação Angolana de Futebol], Associação de futebol local e às autoridades da província que averiguem as causas do acontecimento e tomem as medidas que se impõem", diz a nota.
Apesar da tragédia, o jogo não foi paralisada e terminou com vitória do Recreativo do Libolo sobre os donos da casa por 1 a 0. O Santa Rita de Cássia faz sua estreia no Campeonato Angolano.
Sérgio Traguil, técnico do Santa Rita, contou ao site português Mais Futebol que só foi informado do acidente depois da partida. "Eu só soube do sucedido quando saí do estádio. Ninguém à nossa volta sabia. Nada podia prever isto. O estádio tem boas condições. É horrível. Estou devastado, nunca pensei que me fosse acontecer isto", disse.