Santos busca empate, 'respira' no Brasileirão e freia reação do Flamengo
Rubro-Negro mandou no primeiro, mas deixou Peixe crescer na segunda etapa no Maracanã
Futebol|Do R7
O Santos soube aproveitar com méritos o absurdo recuo do Flamengo no segundo tempo, para sair de uma desconfortável derrota de 2 a 0, para o empate de 2 a 2, neste domingo (2), no Maracanã, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Um prêmio para Dorival Júnior, que foi ousado, e um autêntico castigo para Cristóvão Borges, que sem qualquer explicação que seja aceitável, decidiu colocar o time na defesa.
O Flamengo foi superior do começo ao fim do primeiro tempo, impedindo a saída de bola do adversário, chegando com objetividade na frente, e na realidade até demorou para abrir o placar, dadas as chances que criou, até Alan Patrick marcar um golaço, aos 40 minutos, com um belo chute de fora da área, sem defesa para Vanderlei. A galera ainda comemorava quando Canteros fez ótimo lançamento para Emerson, que invadiu a área pela direita e tocou na saída do goleiro: 2 a 0.
O Santos voltou para o segundo tempo disposto a reagir, substituindo um inútil Paulo Ricardo por Marquinhos Gabriel, que deu maior movimentação ao Peixe, que aproveitou a mudança de estratégia do Flamengo, que retornou jogando para trás, para diminuir logo aos seis minutos, com Ricardo Oliveira, escorando de cabeça escanteio cobrado por Lucas Lima.
Após nocautear brasileira, Ronda vira atração em jogo do Flamengo no Maracanã
Daí em diante, passou a ameaçar, tanto que Marquinhos Gabriel e Victor Ferraz quase empatam. E o time carioca cismou de apostar apenas nos contra-ataques, que não conseguia acertar. Por isto, Gabriel ocupou a vaga de Alan Patrick. O Santos, porém, continuou chegando, trocando passes, e igualou aos 26, com Lucas Lima, batendo com muita categoria no ângulo direito: 2 a 2.
Temendo viver um novo vexame diante de sua torcida, o Flamengo tentou sair, mas esbarrou na organização tática do Santos, perdendo bolas com facilidade, permitindo ao adversário controlar o jogo. Restando algo em torno de 10 minutos, contando os acréscimos, o Peixe acreditou que o resultado estava de bom tamanho, e quase perde a partida, aos 48: Éverton entrou livre e chutou em cima de Vanderlei. Fim de papo.
Assista aos programas da Record na íntegra no R7 Play
Acompanhe a página de Esportes do R7
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2 x 2 SANTOS
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 02/08/2015, 16h
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa/SP) e Rodrigo Henrique Correa (Fifa/RJ)
Renda/Público: R$ 2.450.700,00 / 51.749 (pagantes)
Cartões amarelos: Márcio Araújo, Emerson Sheik, Wallace e Guerrero (FLA). Zeca e Werley (SAN).
Cartão vermelho: Não houve
Gols: Alan Patrick 1-0 (39'/1ºT), Emerson 2-0 (41'/1ºT), Ricardo Oliveira 2-1 (6'/2ºT) e Lucas Lima 2-2 (26'/2ºT)
FLAMENGO: Paulo Victor, Pará, Wallace, César Martins e Jorge; Márcio Araújo, Canteros e Alan Patrick (Gabriel, 20'/2ºT); Everton (Almir, 49'/2ºT), Emerson Sheik e Guerrero. Técnico: Cristovão Borges.
SANTOS: Vanderlei, Victor Ferraz, Werley, Gustavo Henrique e Zeca; Paulo Ricardo (Marquinhos Gabriel - Intervalo), Renato, Lucas Lima e Geuvânio (Thiago Maia, 35'/2ºT); Gabriel (Neto Berola, 16'/2ºT) e Ricardo Oliveira. Técnico: Dorival Júnior.