Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Projeto do Itaquerão está irregular, revela jornal

Corinthians e Odebrecht fizeram alterações ainda não aprovadas pela Prefeitura na obra

Futebol|Do R7

Itaquerão deveria ser entregue em dezembro, mas acidente prorrogará esse prazi
Itaquerão deveria ser entregue em dezembro, mas acidente prorrogará esse prazi Itaquerão deveria ser entregue em dezembro, mas acidente prorrogará esse prazi

Não bastasse o acidente que matou dois operários na semana passada, a Arena Corinthians enfrenta problemas de ordem legal: de acordo com reportagem publicada neste domingo (1) no jornal “Folha de São Paulo”, o projeto de construção do estádio não está regularizado junto ao poder municipal.

A informação foi confirmada pela própria Prefeitura da capital paulista e pelo Ministério Público. Popularmente conhecido como “Itaquerão”, o local será palco da abertura da Copa do Mundo, no ano que vem.

Tragédia em estádio marca ano sombrio do Corinthians

Relembre outras tragédias em estádios para a Copa de 2014

Publicidade

O problema acontece porque o Corinthians e a Odebrecht modificaram em 25 de julho último o projeto original, aprovado em tempo recorde em maio de 2011. Inicialmente, o estádio teria 51542 lugares fixos, mas este número foi alterado para 46116. Além disso, houve mudanças no número de vagas do estacionamento (de 3702 para 2943) e um acréscimo de 25% na área construída.

O promotor Marcelo Milani, que já move uma ação contra a isenção fiscal de R$ 420 milhões para a obra, afirma:

Publicidade

- Não é uma mudançazinha não. Eles pediram o alvará para um projeto e estão construindo outro

Já o promotor da Habitação José Carlos Freitas diz que serão pedidas novas explicações sobre a construção. Ele acredita que a mudança no projeto é uma “manobra” que visa a legalização de uma obra irregular:

Publicidade

- É para formalizar aquilo que está feito. A obra está irregular, está clandestina. São alterações significativas que foram feitas com a certeza de uma aprovação no final

Secretária municipal de Licenciamento, Paula Motta Lara admite a irregularidade, mas ressalta que isso é muito comum em obras de grande porte. Assim, dificilmente terá maiores consequências:

- O Código de Obras tem um dispositivo que diz o seguinte: se você construir, atendendo a legislação, todas as normas exigidas, você pode construir e regularizar no final. (...) É uma eventualidade (não aprovar). Mas, neste caso, é muito difícil. Se tivesse um aumento de lotação, seria mais complicado. Teria que haver uma adaptação do projeto. Em tese, o que ele aprovou atendia para 51 mil deve atender para 45 mil. Mas isso vamos ter que analisar

Procurada, a Odebrecht alega que as obras da Arena Corinthians "detêm todas as licenças e autorizações e atendem rigorosamente a todas as determinações legais". De acordo com a empresa, as mudanças no projeto "é um procedimento normal que está em fase final de análise pelo órgão". A respeito das declarações de representantes do Ministério Público e da Prefeitura, a construtora preferiu não comentar.

Nenhuma relação com o acidente

A despeito dos problemas, a princípio está descartada qualquer relação entre a irregularidade e a queda de um guindaste durante a montagem da última parte da cobertura do Itaquerão, que tirou a vida do motorista Fábio Luiz Pereira e do montador Ronaldo Oliveira dos Santos, na quarta (27). Diz Paula:

- Não é pelo fato de (as mudanças) não estarem aprovadas que aconteceu o que aconteceu. O que vai garantir a segurança é a forma como ela foi feita, o material, os cuidados técnicos...

Milani, por sua vez, defende a paralisação dos trabalhos no local:

- Se houve um acidente numa obra irregular, precisa ser interditada, com sempre acontece

As causas do acidente no estádio do Corinthians ainda estão sendo analisadas, mas já se sabe que o ocorrido deve atrasar a entrega da arena, inicialmente prevista para dezembro. Os trabalhos nas áreas não afetadas pela queda devem ser retomados nesta segunda (2).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.