Equador vence a primeira na Copa América e torce por combinação de resultados para se classificar
Duelo válido pela 3ª rodada do Grupo A terminou com vitória equatoriana por 2 a 1
Futebol|Do R7
O Equador finalmente venceu a primeira partida no Grupo A da Copa América. Nesta sexta (19), em Rancagua, a seleção dirigida por Gustavo Quinteros bateu o México por 2 a 1. Apesar do triunfo, os equatorianos ainda ficam na espera por um milagre neste fim de semana para se classificarem entre um dos dois melhores terceiros colocados. Quanto aos mexicanos, só resta o caminho de volta para casa.
Classificação e jogos da Copa América
Precisando da vitória, o Equador começou pressionando o seu adversário. Mais tranquilo, o México só ia na boa e esperava um erro para tentar matar o jogo. Porém quem errou foi o time mexicano. Inclusive foi aproveitando duas falhas incríveis que o Equador marcou os seus gols.
Aos 25 minutos do primeiro tempo Ayala lançou errado, Enner Valencia dominou no meio-campo e avançou. O chute torto serviu como passe para Bolaños, que entrava livre pela área, marcar.
O gol sofrido obrigou o México a ir para cima. Vuoso chegou a ter algumas oportunidades, mas parou no goleiro Domínguez. No segundo tempo, aos 12 minutos, novo erro de saída de bola mexicano e gol do Equador. Medina perdeu a disputa para Lastra, que passou para Enner Valencia fazer o segundo. Ayala lançou errado, Enner Valencia dominou no meio-campo e avançou. O chute torto serviu como passe para Bolaños, que entrava livre pela área, marcar.
O gol representava muito para o Equador àquela altura. A seleção chegava ao saldo de -1, ainda não era o ideal, porém, já dava para sonhar com resultados mais acessíveis nos outros grupos. O alívio durou pouco. O zagueiro Achilier cometeu um pênalti infantil ao agarrar e derrubar Ayala. Jiménez cobrou no meio do gol e descontou.
O saldo de gols equatoriano voltou a ser de -2. Sendo assim os minutos finais foram intensos, com os dois lados partindo para cima desordenadamente. Era muita vontade, e pouca qualidade. O Equador ainda teve um pênalti não marcado a seu favor, quando Flores afastou uma bola com o braço na grande área. Porém nada mais mudaria no placar.
Com o resultado, o Equador precisa torcer para que o Uruguai seja goleado pelo Paraguai ou então ficar de olho no que vai acontecer no Grupo C, onde as quatro seleções estão com três pontos. Ainda assim, só resta um milagre.
FICHA TÉCNICA
MÉXICO 1 X 2 EQUADOR
Local: El Teniente, em Rancagua (CHI)
Data-hora: 19/6/2015 - 18h (de Brasília)
Árbitro: José Argote (VEN)
Auxiliares: Jorge Urrego (VEN) e Jairo Romero (VEN)
Cartões Amarelos: Ayala (MEX), De la Mora (MEX), Eduardo Herrera (MEX); Bolaños (EQU), Ibarra (EQU), Lastra (EQU)
Cartões Vermelhos: Não houve
Gols: Bolaños 25'/1ºT (0-1), Enner Valencia 12'/2ºT (0-2), Raúl Jiménez 18'/2ºT (1-2)
MÉXICO: José Corona, Flores, Valenzuela, Ayala, Julio Domínguez e Velarde (Aquino, intervalo); Medina, Güemez (De la Mora 6'/2ºT) e Jesús Corona (Eduardo Herrera 16'/2ºT); Raúl Jiménez e Vuoso - Técnico: Miguel Herrera.
EQUADOR: Domínguez, Paredes, Achilier, Mina e Ayoví; Noboa, Lastra, Ibarra (Cazares 33'/2ºT), Bolaños e Montero (Martínez 46'/2ºT); Enner Valencia - Técnico: Gustavo Quinteros.