Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Desfalques marcam amistoso entre Espanha e Alemanha em Vigo

Duas últimas campeãs do mundo terão duelo bastante equilibrado nesta terça-feira (18)

Futebol|

Joachim Low terá vários desfalques no time campeão do mundo
Joachim Low terá vários desfalques no time campeão do mundo Joachim Low terá vários desfalques no time campeão do mundo

As duas últimas campeãs do mundo, Espanha e Alemanha, se enfrentam nesta terça-feira em um amistoso marcado pela quantidade de desfalques e pelo processo de reformulação vivido pelas duas seleções. Apesar de estar a 34 jogos consecutivos sem perder em casa, a equipe treinada pelo técnico Vicente Del Bosque vive momento conturbado por causa das polêmicas em torno das lesões de Diego Costa e Césc Fàbregas, ambos do Chelsea.

Fàbregas, com dores na coxa, deixou a concentração da Espanha durante a semana, mas boletim divulgado pelo departamento médico da seleção afirmava que o jogador não apresentava lesão. O "abandono" foi criticado pelo capitão Sergio Ramos, que questionou abertamente o comprometimento do meia, ex-Barcelona, e de seu companheiro nos 'Blues', também fora por lesão.

Além das duas estrelas do time inglês, o treinador não terá também Andrés Iniesta, do Barcelona, e David Silva, do Manchester City. E usará a partida como um verdadeiro teste para dar sequência à reformulação promovida na seleção.

Mundo do futebol é invadido por sósias de gatas

Publicidade

Juan Bernat, José Callejón, Raúl Garcia e Álvaro Morata são algumas das caras novas do time. Outros como Ignacio Camacho e Manuel Agudo 'Nolito' devem fazer seus primeiros minutos com a 'Fúria'. Del Bosque ainda ganhou um problema de última hora.

O goleiro David de Gea, do Manchester United, sofreu uma luxação no dedo mínimo na véspera do confronto contra Belarus. Kiko Casilla pode estrear, sendo o sexto goleiro da era do treinador, que pode optar por manter Iker Casillas como titular por causa da experiência do ídolo do Real Madrid neste tipo de confronto.

Publicidade

O técnico deve mudar, inclusive, o sistema tático da Espanha. A principal aposta é que a seleção atue em um 4-2-3-1, com a defesa sendo formada por Azpilicueta e Bernat, nas laterais, e Raúl Albiol e Sergio Ramos no miolo da zaga. Sergio Busquets e Koke farão o papel de volantes, com Isco comandando a criação de jogadas no meio-campo.

O jovem meia do Real Madrid foi um dos destaques da partida contra Belarus, mas Del Bosque, para conter a euforia, criticou o excesso de firulas ao longo do duelo. Há dúvidas ainda no setor ofensivo, mas Callejón e Morata deverão estar entre os titulares.

Publicidade

Garcia também está na briga por uma das vagas. Del Bosque quer usar o jogo para recuperar a autoestima do grupo e disse considerar o jogo como se fosse oficial. "Nesse nível de competição não há muita diferença entre amistoso e oficial. Independentemente de haver muitas mudanças nas duas equipes, tentaremos dar um bom espetáculo e tentar ganhar para elevar nossa autoestima", apontou o treinador, que espera um rival motivado pelos resultados negativos.

A Alemanha chega para o duelo contra os espanhóis em meio a uma ressaca prolongada após a conquista da Copa do Mundo. As atuações do Mundial não se repetiram nas Eliminatórias da Eurocopa 2016, onde a seleção obteve duas vitórias, um empate e uma derrota.

O magro triunfo sobre Gibraltar, por 4 a 0, foi considerado pela imprensa alemã como uma quase derrota. Após as aposentadorias de Miroslav Klose e Phillip Lahm, a Alemanha também tem que se renovar. Além da ausência dos dois ídolos, o técnico Joachim Löw enfrenta uma série de lesões de seus principais atletas, incluindo do novo capitão, Bastian Schweinsteiger.

Estão fora do jogo também o goleiro Manuel Neuer, os zagueiros Jerome Boateng e Mats Hummels, além de André Schürrle, Mesut Özil e Marco Reus. Shkodran Mustafi e Sami Khedira também estão com problemas e podem ser substituídos por Mathiar Ginter e Lars Bender.

Löw fez vários elogios à Espanha, considerada por ele como "a grande referência do futebol mundial". "Desde 2004 acompanhei muito o futebol espanhol, chegando a passar meses em alguns de seus times. O que mais gostei foi da estruturação em nível de clubes e como eles cuidam das categorias de base", afirmou. "As equipes que chegaram longe no Mundial estão passando por problemas nesta fase de classificação para a Eurocopa. Temos que carregas as pilhas para voltar inteiros em 2015, porque o nosso grande objetivo é a competição europeia", ressaltou.

As ausências diminuem as expectativas do duelo entre a atual campeã europeia e os campeões mundiais. Os alemães também estão engasgados com o adversário desta terça-feira por causa das derrotas na final da Euro 2008 e nas semifinais da Copa do Mundo de 2010. No entanto, a 'Fúria' não perde para o rival em casa desde 1982 (ou três partidas).

Apesar do recente domínio espanhol, a Alemanha tem melhor desempenho no histórico do confronto. Em 21 partidas, conseguiu oito vitórias, contra sete dos espanhóis. Além disso, as duas seleções empataram outras seis vezes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.