Corinthians bate Criciúma no adeus de Mano, mas jogará a Pré-Libertadores
Timão aguarda por adversário colombiano para tentar entrar no Grupo da Morte
Futebol|Do R7
Após 249 jogos, acabou na tarde deste domingo a segunda passagem de Mano Menezes no comando do Corinthians. O técnico se despede com vitória, mas o triunfo por 2 a 1 contra o Criciúma não garantiu ao Timão uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores de 2015.
Isso porque o Internacional venceu o Figueirense por 2 a 1 e ficou com a terceira colocação do Campeonato Brasileiro de 2014. O Timão termina sua participação em quarto e terá que jogar contra Santa Fé, Junior Barranquilla, Once Caldas, Independiente Medellín ou Águilas, todos colombianos.
Caso passe da primeira fase e não repita o vexame "Tolima", o Corinthians irá para o grupo 2, que está formado por San Lorenzo (ARG), São Paulo, Danúbio (URU) e um time colombiano ainda não definido.
A torcida ainda entrava no estádio e o Criciúma já iniciava suas investidas. O Tigre foi dono das primeiras chances, principalmente pelo lado direito, e se aproveitou de certo nervosismo dos jogadores do Corinthians para assustar Cássio.
Guerrero respondeu pelo Timão e equilibrou as forças com boas oportunidades de gol. Viu uma bola sair pela linha de fundo, outra parar no goleiro Bruno e uma terceira explodir no travessão. A trave voltaria a atrapalhar o Corinthians quando Petros, livre de marcação, finalizou de dentro da área. A tensão do começo do jogo se transformava em contagem regressiva para o gol, que não demoraria a acontecer.
Ele não demorou. Renato Augusto roubou a bola de Maicon pouco atrás da grande área do Criciúma e deu início à jogada que morreu nos pés de Elias. O camisa 7 girou bem e finalizou com precisão para abrir o placar na Arena Corinthians. Um gol que, no momento, era o suficiente para colocar o Timão na fase de grupos da Libertadores.
O que poderia atrapalhar a missão do Corinthians era um gol do Criciúma e o Tigre chegou a balançar a rede de Cássio, mas, a arbitragem assinalou impedimento. Um erro grave que selou a vitória parcial do Timão e assim as equipes foram para o vestiário.
Como o jogo estava atrasado, os jogadores do Corinthians voltaram para a segunda etapa sabendo que o Figueirense abriu o placar diante do Internacional. Assim, até mesmo um empate garantia ao Timão uma vaga na fase de grupos da Taça Libertadores do ano que vem. Não contentes, os alvinegros buscaram o segundo gol e dar tranquilidade à torcida.
Tranquilidade era a palavra oposta do que sentia a torcida, após Cássio falhar feio e dar a Roger o gol de empate na Arena. No momento, um gol do Internacional ou até mesmo a virada do Criciúma viraria todo o quadro.
Simultâneas e igualmente eletrizantes, as partidas definiam minuto a minuto a vida de Corinthians e Internacional. Enquanto França era expulso e deixava o Inter com um a mais, Malcom perdia gol incrível. Enquanto o volante do Figueira ainda brigava contra o juiz, Guerrero, Danilo e Renato Augusto fizeram boa jogada e Fábio Santos colocou o Timão novamente na frente.
A vitória não adiantou. O Inter virou o jogo contra o Figueirense e Mano Menezes, mesmo vencendo, dá adeus ao Corinthians com uma vaga na traumática e preocupante vaga na Pré-Libertadores.