Logo R7.com
RecordPlus
BRASILEIRO 2022

Helicóptero biturbina será usado em MG durante a Copa do Mundo para atender pacientes graves

Aeronave ficará sob responsabilidade do Corpo de Bombeiros após o Mundial

Copa do Mundo 2014|Do R7

  • Google News
Modelo EC-45 é o primeiro a ser utilizado no País
Modelo EC-45 é o primeiro a ser utilizado no País

Foi entregue nesta quinta-feira (29) o primeiro helicóptero biturbina do País, que será utilizado para atendimentos médicos graves durante a Copa do Mundo, em Minas Gerais. A aeronave é a primeira a ser recebida pelo Governo do Estado, que vai adquirir outros cinco a longo prazo.

Durante o mundial, o helicóptero, que custou R$ 35 milhões, levará pacientes em estado grave para centros de referência do Estado. Após o evento, o veículo será integrado ao serviço aeromédico criado pela (Ses) Secretaria de Estado de Saúde e pelo Corpo de Bombeiros Militar, que será responsável pelas operações.

Leia mais notícias no R7 MG

Além da aeronave, a Unidade Móvel de Regulação, que fará a comunicação entre o local do acidente, hospitais, centrais operativas do Samu e outros serviços de urgência e emergência também foi entregue.


Funcionamento

O helicóptero modelo EC-145 será tripulado por Bombeiros do Batalhão de Operações Aéreas e por uma equipe médica do Samu, que permanece de plantão no hangar para agilizar os atendimentos. Para operar o EC-145, os pilotos passaram por várias capacitações. Na semana passada, eles foram treinados com padrão internacional nos Estados Unidos.


Entre os sistemas instalados na aeronave estão equipamentos de tecnologia avançada, dispositivo para rapel, duplo comando, farol de busca e pouso, sistema de diminuição de ruídos e sistema automático de controle de voo. Também foram realizados pelas equipes brasileiras da Helibrás os ensaios de voo na pista da empresa.

Além do atendimento inter-hospitalar, a aeronave será destinada ao atendimento primário e secundário e é totalmente equipado para prover Suporte Avançado de Vida, além de transporte de órgãos e tecidos para transplantes e apoio à Força Estadual de Saúde em casos de catástrofes no território mineiro.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.