Impacto das Copas do Mundo é tema de debate na Suíça
Simpósio vai debater contextos histórico e econômico das 19 edições do Mundial
Especialistas e acadêmicas de todo o planeta começam nesta segunda-feira (22) a debater tudo que gira em torno da Copa do Mundo de futebol. O simpósio de quatro dias acontece em Zurique, na Suíça, e visa aprofundar a discussão do Mundial como megaevento, medindo contextos histórico e econômico, além de avaliar os impactos que tal torneio ocasiona.
Cada uma das 19 Copas realizadas até hoje será abordada. A maneira como cada país se organizou e os legados deixados para a população serão avaliados pelos acadêmicos, levando em conta ainda as questões política e social envolvidas.
Também haverá uma série de mesas redondas, com temas que vão dos Mundiais realizados antes da Segunda Guerra Mundial aos papéis das ditaduras e dos governos democráticos nos torneios anteriores, além do multiculturalismo e da comercialização que passaram a definir a competição nas últimas duas décadas.
Rebelo pede estudos que comprovem “elefantes brancos” para o Mundial de 2014
Brasília terá sistema de hospedagem alternativa para a Copa das Confederações
A presidência do simpósio será dos professores Stefan Rinke e Kay Schiller. Representando o Instituto de Estudos Latino-Americanos da Universidade Livre de Berlim, Rinke será o primeiro a falar, acerca da Copa de 1930, no Uruguai. Já Schiller abordará o Mundial de 1974, na Alemanha. De acordo com ele, o evento pode ser um divisor de águas.
— Reunir todos esses especialistas é uma oportunidade excelente para criar uma visão abrangente da história e do impacto daquele que se tornou o mais importante evento esportivo e cultural do mundo.
O simpósio tem o apoio da Fifa e o seu presidente, Joseph Blatter, fará a abertura dos trabalhos.