Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Conselheiro do Santos faz comentário racista em áudio

Conversa de Adilson Durante Filho vazada nesta quinta-feira (18) gerou revolta nas redes sociais e fez clube reafirmar repúdio a qualquer preconceito

Futebol|Do R7

Conselheiro Adilsinho, do Santos, teve áudio racista vazado
Conselheiro Adilsinho, do Santos, teve áudio racista vazado Conselheiro Adilsinho, do Santos, teve áudio racista vazado

Se a noite de quarta-feira (17) foi de festa para o Santos, o dia desta quinta (18) tem sido conturbada. Foi divulgado um áudio em que o conselheiro e ex-diretor de futebol do clube, Adilson Durante Filho, afirma, de forma racista, que “os pardos brasileiros são todos mau-caráter”. 

Veja mais: Jean Mota vibra com gol após um mês, mas pede atenção no Santos

O comentário, ao que tudo indica, foi feito em um grupo fechado de amigos no Whatsapp há cerca de 3 anos e foi divulgado nesta quintapor uma rádio da cidade e acabou circulando pela internet, dando início à #ExpulsaORacista, que chegou a ser o segundo assunto mais comentado do Brasil, no Twitter.

Outros conselheiros do Peixe também pediram que Adilson fosse desligado do clube, mas o Alvinegro ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Publicidade

Leia também: Sampaoli exalta comprometimento de Rodrygo com Santos

Em nota oficial, o Santos reafirmou o "absoluto repúdio a qualquer forma de discriminação e racismo".

Publicidade

Já Adilson, que também é secretário-adjunto de Turismo de Santos pelo PSD-SP, afirmou, também em nota, que "em um momento de infelicidade e levado pela emoção, em decorrência de um fato que muito me abalou, acabei me expressando de forma absolutamente diversa das minhas crenças e modo de agir".

Já o presidente do pártido, Gilberto Kassab, afirmou que recebeu com "indignação e repulsa a fala discriminatória de Adilson Durante Filho. Esse tipo de discurso é absolutamente inaceitável" e disse que recomendou "aos dirigentes do PSD Municipal em Santos a abertura de procedimento disciplinar para a expulsão do partido".

Publicidade

Veja abaixo a trancrição completa do áudio vazado:

"Ô Caco, vou falar uma coisa pra vocês, aqui a gente tá entre amigos, tá? Sempre que tiver um pardo, o pardo o que que é? não é aquele negão, né? Mas também não é o branquinho. É o moreninho da cor dele. Esses caras, têm que desconfiar de todos. Todos que tu conhecer. Essa cor é uma mistura de uma raça que não tem caráter. É verdade, isso é estudo. Todo pardo, todo mulato, tu tem que tomar cuidado. Não mulato tipo o Pedro. O Pedro é tipo pra índio. Tipo chileno, essas p****. Tô dizendo o mulato brasileiro, entendeu? Os pardos brasileiros são todos mau-caráter. Não tem um que não seja.”

Abaixo, você lê a nota do Santos F.C na íntegra

"O Santos Futebol Clube tem em sua trajetória a marca de ter sido, nos anos 60, um dos símbolos mais fortes, a nível mundial, do combate ao racismo, ainda engatinhando naquela época, mas que se fortalecia. O time mágico de Pelé, Pepe, Coutinho, Zito e tantos outros gênios do futebol espalhou aquela maravilhosa imagem de brancos e negros se abraçando para comemorar gols que encantavam o mundo. Até hoje mantemos acesa essa tradição. Assim, é muito triste que tantas décadas depois tenhamos de vir a público reafirmar nosso absoluto repúdio a qualquer forma de discriminação e racismo.

Temos orgulho da nossa história construída em 107 anos de existência por ídolos negros, pardos, brancos e seres humanos de todas as etnias. Brasileiros, somos produto da miscigenação. Santistas, vamos continuar lutando pela paz do nosso branco e pela nobreza do nosso preto, cores eternamente entrelaçadas em nossa história."

Esta é a nota completa, divulgada por Adilson Durante Filho após a repercussão da gravação:

"Com relação a um antigo áudio de alguns anos atrás que circula nas mídias sociais, de minha autoria, gostaria de expor que, em um momento de infelicidade e levado pela emoção, em decorrência de um fato que muito me abalou, acabei me expressando de forma absolutamente diversa das minhas crenças e modo de agir. Jamais tive a intenção de atingir quem quer que seja, até porque assim me manifestei em um pequeno grupo de supostos amigos de WhatsApp. Consigno que não tenho qualquer preconceito em razão de cor, raça ou credo, pois minha criação não me permitiria ser diferente. Peço, humildemente, desculpas a todos que se sentiram ofendidos, e expresso, por meio deste comunicado, meu mais profundo arrependimento quanto às palavras genericamente proferidas."

Final é sinônimo de clássico? Confira as zebras dos Estaduais pelo Brasil

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.