Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Corinthians reencontra rival que goleou na edição passada

Em 2021, o Alvinegro não teve trabalho para eliminar a Inter de Limeira. Guarani e Água Santa completam o Grupo A

Campeonato Paulista|André Avelar e Felippe Scozzafave, do R7

Jemerson, já fora do Corinthians, brilhou na goleada do clube sobre a Inter de Limeira em 2021
Jemerson, já fora do Corinthians, brilhou na goleada do clube sobre a Inter de Limeira em 2021

A fase de grupos do Paulistão 2022 está definida. Em sorteio realizado nesta terça-feira (9), na sede da Federação Paulista de Futebol, ficou definido que o Corinthians, o maior campeão estadual, disputará a vaga com Inter de Limeira, Guarani e Água Santa.

Em torneio que terá transmissão exclusiva da Record TV na TV aberta, o Alvinegro, eliminado nas semifinais em 2021, tem ao menos um motivo para se lembrar com carinho da edição passada. A Inter de Limeira, rival das quartas de final, quando foi goleada por 4 a 1, pode estar mais uma vez no caminho do Timão.

Outro adversário complicado é o Guarani, que, além de toda a tradição, luta pelo acesso à primeira divisão do Brasileirão.

Completa a chave o Água Santa, que, após cair em 2020 e subir em 2021, tenta uma campanha estável para se manter na elite em 2023.


Como na temporada passada, o maior estadual do país terá 12 rodadas na fase inicial, com times enfrentando apenas adversários das outras chaves. Líder e vice-líder dentro do mesmo grupo se enfrentarão em jogo único nas quartas de final — os dois piores da classificação geral serão rebaixados. As semifinais também serão em partidas únicas, com a final em confrontos de ida e volta.

O Paulistão 2022 será a 120ª edição do campeonato mais antigo do país. Do primeiro torneio, em 1902, ao último, em 2021, 18 clubes levantaram o cobiçado troféu.


Conheça um pouco mais dos quatro participantes do grupo:

Corinthians


O Corinthians é o maior campeão paulista e, até por isso, sempre é tido como um dos favoritos ao torneio. Com 30 títulos, sete a mais que o segundo colocado Palmeiras, ele tem no estadual uma oportunidade de ampliar a diferença para o rival. O clube ampliou essa vantagem com o tricampeonato em 2019.

Inter de Limeira

A Inter de Limeira sofreu com sucessivos descensos na década passada. Agora, com um time recheado de garotos que assinaram o primeiro contrato profissional, vai para o Paulistão em busca da permanência na competição. A comissão técnica renovada é uma das apostas para bons resultados.

Guarani

Uma das equipes mais tradicionais do interior do estado, campeã brasileira em 1978, o Guarani nunca levantou o troféu paulista. O time de Campinas, acostumado a revelar grandes jogadores para o futebol nacional, comemorou a Série A2 em 2018, retornando à primeira divisão.

Água Santa

Rebaixado em 2020, o Água Santa está de volta à elite do futebol estadual. O objetivo de se manter na A1 é bem claro para os dirigentes de Diadema. O clube estreou no profissional em 2014 e colecionou acessos ao longo do tempo. Mesmo não tendo o selo de “clube formador”, bons nomes costumam aparecer na equipe.

Paulistão 2022: veja fotos do sorteio dos grupos do campeonato

" gallery_id="618a8b22416eb940c1000784" url_iframe_gallery="esportes.r7.com/futebol/campeonato-paulista/corinthians-reencontra-rival-que-goleou-na-edicao-passada-05012022"]

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.