Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Campeonato Brasileiro deste ano deverá contar com vídeo para corrigir erros de arbitragem

CBF espera autorização da International Board Association para implantar sistema próprio

Futebol|

Definição de árbitro de vídeo no Brasileiro deve sair até 5 de março
Definição de árbitro de vídeo no Brasileiro deve sair até 5 de março Definição de árbitro de vídeo no Brasileiro deve sair até 5 de março

O Campeonato Brasileiro deste ano deverá ser o primeiro da história a contar com o auxílio do vídeo para corrigir erros de arbitragem que não envolvam interpretação. A CBF espera uma autorização da International Football Association Board (IFAB), entidade que rege as regras do futebol, para implantar um sistema próprio. A ideia é ter um árbitro em uma cabine com poder de reverter marcações no campo que forem notoriamente equivocadas.

"Se possível, vamos implantar no Brasil a partir da Série A, em maio", afirmou Sergio Corrêa, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF. "Vamos iniciar na A, a não ser que a Fifa determine que não seja na principal divisão. Mas a nossa vontade, o nosso pleito, é na Série A."

A definição sairá no próximo encontro da IFAB, nos dias 4 e 5 do próximo mês. "Em março haverá a reunião definitiva, e acredito que teremos a aprovação pelo menos do experimento no Brasil, Estados Unidos, Alemanha e alguns outros países que pediram para realizar", explicou Corrêa.

Quem comanda o projeto do Árbitro de Vídeo - nome dado ao sistema que vem sendo desenvolvido na CBF - é Manoel Serapião Filho, ex-juiz de futebol e atual diretor técnico da Escola Nacional de Árbitros de Futebol (ENAF). "Há determinados erros de arbitragem que fogem da capacidade humana de percepção e isso pode subverter o resultado de um jogo", defende.

Continua após a publicidade

Pelo projeto de Serapião, a ideia é que árbitros e até mesmo ex-árbitros atuem cuidando do vídeo. "Eles teriam que ser bem treinados para isso", considera Serapião. O árbitro de vídeo ficaria em uma cabine e teria poder de alterar a decisão do juiz de campo nos erros que não tivessem a ver com a interpretação - como uma saída de bola não marcada ou um pênalti assinalado cuja falta ocorrera fora da área.

Nesta segunda-feira, Serapião apresentou o projeto do Árbitro de Vídeo na sede da CBF, durante seminário que reúne chefes das comissões de arbitragem das federações. O evento acontece desde o domingo e se estende até quarta-feira. Os encontros contam com palestras e debates e têm como objetivo realizar um planejamento para aprimoramento do quadro de árbitros do País para os próximos quatro anos. Um dos principais palestrantes é o espanhol José Maria Garcia-Aranda, ex-chefe do departamento de arbitragem da Fifa.

Programas da Record na íntegra no R7 Play

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.