Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Alê Oliveira é acusado de racismo por funcionária da ESPN e se defende: "Irresponsáveis vão pagar"

R7 ouviu fontes do Ministério Público do Trabalho sobre como agir em casos como esse

Futebol|Do R7*

Acusado de proferir insultos de cunho racista a uma funcionária da ESPN, o comentarista esportivo Alê Oliveira se defendeu das acusações nas redes sociais. Ele postou uma foto com a família e com a seguinte legenda: "Essa é minha Família, simples assim. Os irresponsáveis irão pagar. O bem sempre vence".

Segundo Léo Dias, colunista do jornal O Dia, o jornalista teria chamado uma maquiadora da casa de "preta de m...". A funcionária então teria ido até a direção da emissora denunciar o caso. Para evitar outro conflito, a diretoria teria mudado a funcionária de horário para que ela e Alê não tivessem mais contato. 

EsportesR7 no YouTube. Inscreva-se

Procurada pela reportagem, a ESPN Brasil emitiu um comunicado negando qualquer tipo de ofensa racial no "desentendimento" entre os funcionários da empresa.


"A ESPN tem o respeito à diversidade como um dos pilares de sua cultura organizacional e não tolera qualquer tipo de discriminação. A empresa esclarece que houve um desentendimento entre o comentarista Alexandre Oliveira e uma funcionária da emissora na última semana, sem nenhum tipo de ofensa racial".

O Ministério Público do Trabalho ressalta a importância de ter provas contundentes nesses casos, mas revelou que as denúncias podem ser feitas mesmo assim. O MP ainda apontou dois caminhos que a vítima pode abordar em casos de racismo.


O primeiro seria procurar a esfera criminal. A vítima teria que ir até alguma Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, DECRADI, e efetuar a denúncia. Nesses casos, a resolução do problema é mais rápida, já que os policias vão colher provas, ou seja, vão até a empresa e tentar falar com a outra parte envolvida no assunto.

A outra opção é formalizar uma denúncia no próprio Ministério Público do Trabalho. O procedimento seria contatar a empresa para averiguar o que houve e a partir daí definir quais sansões a empresa deve receber. Se vai assinar um termo de responsabilidade se comprometendo a inibir esse tipo de atitude, ou se vai levar algum tipo de multa financeira. Nesse caso é um passo mais demorado, mas que também é eficaz. A pessoa também pode efetuar a denúncia nas duas esferas e trabalhar esse problema em conjunto.

*Colaborou Leonardo Vallejo, estagiário do R7

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.