Árbitro do dérbi faz anexo em sumula e relata erro na expulsão de Gabriel
Thiago Peixoto assume falha e Gabriel poderá defender o Timão no final de semana
Na vitória do Corinthians diante do Palmeiras, no primeiro dérbi do ano, o árbitro Thiago Duarte Peixoto expulsou de forma errada o volante Gabriel. O lance causou confusão entre os jogadores do alvinegro com o juiz, que nesta quinta-feira (23), assumiu em sumula seu erro e o atleta do Parque São Jorge poderá ser absolvido da suspensão.
Após erro em clássico, árbitro assume falha e pede que sua carreira continue
Presidente do Corinthians se revolta com árbitro: "Está mexendo com o time errado"
Após expulsão, corintiano Gabriel xinga torcida do Palmeiras em vídeo
O lance envolvendo um contra-ataque arrancado pelo atacante Keno, o corintiano Maycon puxou o palmeirense pela camisa para evitar seu avanço. O juiz assinalou corretamente a falta, porém, errou o atleta na hora da advertência, expulsando o camisa 5 do Timão. Para evitar uma possível suspensão, o Thiago Peixoto fez um adendo na sumula da partida, confirmado seu erro.
No relato oficial após o confronto consta: “Gabriel Girotto Franco - (Gabriel). Descrição: Expulso, após ter sido advertido anteriormente com cartão amarelo, por segurar seu adversário de número 27, o sr. Marcos da Silva França (Keno), impedindo um ataque promissor na disputa da bola”, no entanto, o árbitro divulgou o relato do equívoco.
“Venho através desta reedificar no campo de expulsão após a partida, em análise de vídeo, consultei que o atleta a ser advertido, pelo cartão amarelo, por segurar seu adversário impedindo o ataque promissor é o atleta de nº 30, sr. Maycon de Andrade Barbelan da equipe S.C. Corinthians e não o atleta de nº 5, o sr. Gabriel Girtotto Franco, da equipe S.C. Corinthians, que recebeu o cartão amarelo, sendo expulso. Informo que, o fato mencionado acima ocorreu aos 45+1 minuto do 1º tempo”, relatou em nota.
Ainda na Arena Corinthians, o árbitro já havia assumido seu erro durante ao expulsar o volante Gabriel, ao invés de advertir o garoto Maycon.
“Eu escolhi isso pra minha vida e se eu não estiver preparado para os erros, como para os acertos, se a comissão confiou em mim é porque eu merecia. Eu espero que eu continue minha carreira. É um aprendizado. É difícil errar em clássico, em um jogo com uma importância desta, mas foi o que eu escolhi pra mim. Já passei por momentos delicados na minha vida pessoal e agora é um momento delicado na vida profissional”, declarou.
Tchê Tchê chama Gabriel de traíra nas redes sociais
Após explicar o incidente, o juiz também lamentou pela falta de auxilio tecnológico, pois no momento da marcação, seus auxiliares interpretaram de maneira errada a marcação da falta.
“O que foi questionado com assistentes, eles acharam que eu dei a falta por baixo, do Pablo. Mas não foi essa falta que eu dei. Eu dei a falta do puxão do Maycon e o cartão para o Gabriel, erroneamente. Então, isso que ficou na dúvida, 'porque o árbitro te avisa e você não vai com ele', nós somos uma equipe de arbitragem e há questionamentos por rádio e frontalmente e ele me fala que quem fez a falta por baixo foi o Pablo. Eu tô dando a falta pelo puxão. Ninguém tem a informação exata, não temos câmeras, não temos televisão e erroneamente eu apliquei o cartão ao Gabriel”, completou.
Com a divulgação do anexo na sumula, o Corinthians irá recorrer a expulsão do volante Gabriel. Caso o jogador seja absolvido pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), o camisa 5 estará apito para entrar em campo diante do Mirassol, pela sexta rodada do Paulistão.