Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Zanardi passa por cirurgia após lesão cerebral grave

AUTOMOBILISMO-ZANARDI-ACIDENTE:Zanardi passa por cirurgia após lesão cerebral grave

|

Por Angelo Amante

ROMA (Reuters) - O bicampeão da Champ Car e ex-piloto de Fórmula 1 Alex Zanardi passava por uma cirurgia nesta sexta-feira para tratar lesões cerebrais graves, depois de se envolver em um acidente de trânsito enquanto competia com sua bicicleta de mãos na Itália.

O hospital Santa Maria alle Scotte, em Siena, disse em comunicado que o italiano de 53 anos, que perdeu as duas pernas em um acidente quase fatal na Alemanha em 2001, quando disputava a Champ Car, possui estado "muito grave".

"Neste momento ele está sendo submetido a uma neurocirurgia delicada", acrescentou o hospital.

Publicidade

A agência de notícias italiana Ansa publicou que fontes disseram que o acidente envolveu um caminhão em uma rodovia estadual perto da cidade de Pienza, ao sudeste de Siena.

O hospital disse que o dono de quatro medalhas paralímpicas de ciclismo de estrada foi levado a Siena de helicóptero, chegando ao local por volta das 18h (horário local).

Publicidade

A rede de televisão Sky Italia noticiou que Zanardi competia na prova de estrada "Obiettivo Tricolore", para atletas paralímpicos italianos.

De acordo com o técnico da equipe de ciclismo paralímpico nacional, Zanardi estava consciente quando foi socorrido, acrescentou o canal de TV.

Publicidade

Zanardi é uma figura inspiradora nos mundos do automobilismo e dos esportes paralímpicos, além de um atleta muito popular e carismático, que se recuperou com um sorriso das lesões que transformaram sua vida.

Suas duas pernas foram amputadas acima do joelho depois de um enorme acidente no circuito alemão de Lausitzring, em 15 de setembro de 2001. Na ocasião, ele teve sete paradas cardíacas e chegou a ficar com apenas um litro de sangue no corpo.

"Você nunca desistiu e superou mil dificuldades com sua fibra extraordinária", disse o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, no Twitter.

"Vamos lá, Alex Zanardi, não desista. Toda a Itália está lutando com você".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.