FIA se manifesta contra ataques a Kimi Antonelli após GP do Catar
Red Bull ainda se retratou após acusações contra Antonelli.
Vanity Brasil|Do R7

A Fórmula 1 acompanhou nesta semana a repercussão de ataques online direcionados a Kimi Antonelli, piloto da Mercedes, após o Grande Prêmio do Catar deste domingo (30). O jovem de 19 anos foi alvo de mensagens com ameaças de morte depois que surgiram especulações sobre ele ter cedido a quarta posição a Lando Norris na última volta da corrida.
Helmut Marko, consultor da Red Bull, havia afirmado que o movimento de Antonelli “foi óbvio demais”, sugerindo conivência do piloto italiano com Norris. A declaração ganhou repercussão imediata, e a situação se agravou nas redes sociais.
Diante da onda de ataques, a FIA se posicionou oficialmente: “A FIA e sua campanha ‘United Against Online Abuse’ (Unidos Contra o Abuso Online) condenam qualquer forma de abuso e assédio. É absolutamente fundamental que todos os envolvidos em nosso esporte possam atuar em um ambiente seguro e respeitoso”, declarou a entidade. Ela ainda acrescentou: “Apoiamos Antonelli e aconselhamos toda a comunidade, online e offline, a tratar os pilotos, equipes e todo o ecossistema esportivo com o respeito e a compaixão que eles merecem”.
A Red Bull, posteriormente, reconheceu que os comentários iniciais estavam equivocados. “Comentários feitos antes do fim e imediatamente após o GP do Catar sugerindo que o piloto da Mercedes, Kimi Antonelli, tinha deliberadamente deixado Lando Norris ultrapassá-lo foram claramente incorretos. O replay mostra Antonelli momentaneamente perdendo controle do carro, o que permitiu que Norris o ultrapassasse. Nós lamentamos sinceramente que isso tenha levado Kimi a receber agressões online”, afirmou a equipe.
Marko também se retratou em entrevista ao site F1-Insider: “Dei outra olhada nas imagens. À primeira vista, Antonelli poderia ter defendido a posição um pouco melhor. Na segunda vez, vi que foi um erro de pilotagem e não foi intencional. Lamento que Antonelli tenha recebido tantas críticas online. Para esclarecer mais uma vez: ele não deixou Norris passar de propósito”.
Antonelli reagiu à situação alterando sua foto de perfil no Instagram para uma imagem preta, chamando atenção para os ataques que vinha sofrendo. A Mercedes também levou o caso para análise da FIA, que acompanha o desdobramento do episódio como parte de sua campanha contra o assédio online.
O chefe de equipe da Mercedes, Toto Wolff, comentou sobre as acusações de Marko, descrevendo-as como “sem noção” e “um completo absurdo”. Para ele, é essencial proteger jovens pilotos de ataques que fogem à realidade dos acontecimentos em pista.
