Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais

Uruguai massacra Jordânia e praticamente garante vaga na Copa

|Do R7

A seleção uruguaia deu um passo de gigante rumo à classificação para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, ao atropelar a Jordânia fora de casa por 5 a 0, nesta quarta-feira em Amã, na partida de ida da repescagem mundial.

Maxi Pereira abriu o placar aos 22 minutos de jogo, Cristian Stuani ampliou aos 42, Nicolas Lodeiro fez 3 a 0 aos 23 do segundo tempo, Cristian Rodríguez anotou o quarto aos 33 e o artilheiro Edinson Cavani fechou a goleada nos acréscimos.

Com o resultado, a 'Celeste' poderá se dar o luxo de perder por quatro gols de diferença no jogo de volta, marcado para o dia 20 de novembro, no estádio Centenário de Montevidéu.

Atual campeão da Copa América e semifinalista do último Mundial, em 2010 na África do Sul, o Uruguai também disputou a repescagem nas três últimas edições, ficando fora em 2006, quando foi eliminado pela Austrália.


Mesmo jogando fora de casa, os uruguaios começaram pressionando, adiantando a marcação e dificultando a saída de bola adversária. Ambas as equipes mostraram bastante nervosismo, errando passes e cometendo repetidas faltas nos primeiros minutos da partida.

Apesar do domínio uruguaio, a Jordânia teve a primeira grande chance da partida aos 18, quando Hayel recebeu livre pela direita e arriscou de fora da área, obrigando o goleiro Martín Silva a se esticar todo para fazer a defesa.


Depois desse susto, a 'Celeste' fez valer o peso da tradição e abriu o placar quatro minutos depois, em bela jogada iniciada pelas duas maiores estrelas da equipe.

Suárez levou a defesa adversária à loucura na ponta direita, driblando dois marcadores antes de cruzar na medida para Cavani cabecear. O goleiro Chantawi espalmou, mas Maxi Pereira se jogou de carrinho para empurrar a bola para as redes.


Mesmo depois do gol sofrido pela seleção local, os 20.000 torcedores presentes no Estádio Internacional de Amã continuaram empurrando a equipe.

Os comandados do técnico egípcio Hossam Hassan até que tentaram algumas investidas no ataque, mas faltava qualidade técnica e organização ofensiva para incomodar a boa defesa uruguaia, que não deixou nenhum espaço para a reação adversária.

Bastou a 'Celeste' apertar um pouco mais para chegar ao segundo gol. Aos 42, Lodeiro deu um lançamento primoroso para Stuani, que surgiu do lado direito da pequena da área para bater de primeira e ampliar o marcador.

A Jordânia voltou com mais ânimo depois do intervalo e quase descontou aos 5 do segundo tempo, quando Hasan arrancou pela direita e cruzou na medida para Ibrahim. O atacante finalizou para fora, desperdiçando uma chance inacreditável de renovar a esperança da sua equipe.

Mesmo pressionando, o Uruguai continuou levando perigo nos contra-ataques e o terceiro gol saiu aos 24, em outro lance protagonizado por Suárez e Cavani.

'Luisito' deu um passe açucarado para o artilheiro do PSG, que foi à linha de fundo e recuou para Lodeiro. O meia do Botafogo dominou com categoria na entrada da área e emendou com um lindo disparo no ângulo de Chantawi.

Nove minutos depois, Cristian 'Cebolla' Rodríguez acabou de vez com as pretensões da Jordânia ao fazer 4 a 0 com um chute seco no canto esquerdo do goleiro.

O veterano Forlán, do Internacional, começou no banco, mas também participou da festa, entrando em campo aos 35 no lugar de Suárez.

Como não queria passar em branco, Cavani mostrou todo seu talento numa linda cobrança de falta nos acréscimos, fechando a goleada do Uruguai.

afp/dr/age/lg

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.