Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Turquia e Armênia se enfrentam pelas eliminatórias da Eurocopa; entenda a rivalidade

Turcos não reconhecem o ‘genocídio armênio’, ocorrido entre 1915 e 1923; partida ocorre às 15h45, desta sexta-feira (8), na Turquia

Esportes|Johnny Negreiros, do R7*

Turquia é mais tradicional no futebol que a rival
Turquia é mais tradicional no futebol que a rival Turquia é mais tradicional no futebol que a rival

O futebol, como o esporte mais popular do mundo, muitas vezes é palco de rivalidades que vão além das quatro linhas. É o caso de Turquia x Armênia. A bola rola em estádio turco, às 15h45, desta sexta-feira (8), pela 5ª rodada das eliminatórias para a Eurocopa 2024.

O histórico entre as duas seleções é conturbado. Em 2008, a Fifa chegou a proibir que as equipes se enfrentassem, por conta de episódios de violência nos estádios durante partidas entre elas no ano anterior.

Ocorre que os conflitos étnicos e políticos de Turquia e Armênia começaram no século XIX. Na época, ambas as nações faziam parte do Império Turco-Otomano, que era governado por uma minoria muçulmana turca.

· Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Publicidade

· Compartilhe esta notícia no Telegram

Já os armênios eram cristãos. Com esse pano de fundo, eles foram vítimas de discriminação na mão dos turcos.

Publicidade

O principal episódio acontece entre 1915 e 1923 e ficou conhecido como ‘genocídio armênio’. Sob o pretexto da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), os armênios, junto de outros grupos, se uniram contra o domínio turco.

Em retaliação, o governo do Império promoveu uma série de medidas de extermínio contra os adversários. Estima-se que 1,5 milhão de pessoas morreram nesse processo.

Publicidade

Leia também

No entanto, pesquisadores turcos tendem a projetar um número de vítimas menor. Inclusive, a Turquia não reconhece o genocídio armênio, até os dias atuais. É como se a tragédia nunca tivesse acontecido.

Essa decisão política acirra inda mais a rivalidade entre as duas seleções.

Briga pela liderança

Além disso, os dois times brigam pela liderança do Grupo D, das eliminatórias. Em primeiro, a Turquia tem 9 pontos, com um jogo a mais. Em segundo lugar, a Armênia tem 6 tentos.

A chave conta ainda com Croácia, País de Gales e Letônia. Apenas as duas melhores jogarão a Eurocopa.

Desde 1928, foram 37 partidas disputadas entre Turquia e Armênia. São 26 vitórias turcas, 5 armênias, além de 6 empates.

*Sob supervisão de Carla Canteras

Primeira partida de futebol na Turquia após terremoto é marcada por homenagens; veja imagens

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.