Esportes Treinadora defende patinadora Valieva e CAS realizará audiência sobre o caso no domingo

Treinadora defende patinadora Valieva e CAS realizará audiência sobre o caso no domingo

ESPORTE-DOPING-OLIMPIADAS:Treinadora defende patinadora Valieva e CAS realizará audiência sobre o caso no domingo

Reuters - Esportes

Por Gabrielle Tétrault-Farber e Karolos Grohmann e Julien Pretot

PEQUIM (Reuters) - A técnica russa da patinadora artística de 15 anos, envolvida em um escândalo de doping olímpico, quebrou seu silêncio para defender Kamila Valieva neste sábado, enquanto o mais alto tribunal do esporte afirmou que realizará uma audiência sobre o futuro de Valieva nos Jogos de Inverno neste domingo.

A treinadora Eteri Tutberidze disse ter certeza de que Valieva estava "limpa e inocente" em uma entrevista à televisão estatal russa depois de abraçar seu prodígio da patinação artística, que treinou novamente na pista ao lado do Capital Indoor Stadium na tarde deste sábado.

O futuro de Valieva nos Jogos de Inverno será decidido na tarde de segunda-feira, horário de Pequim, após uma audiência do Tribunal Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) no domingo, informou o CAS em comunicado neste sábado.

As Olimpíadas da patinadora artística estão na balança após a revelação impressionante de que ela havia testado positivo para uma droga proibida para o coração antes de vencer o evento por equipes na segunda-feira, no entanto, levou mais de seis semanas para que o resultado positivo fosse relatado.

Valieva volta a competir na terça-feira no individual feminino.

JOVENS ATLETAS

Valieva é uma das atletas mais jovens a ter um teste positivo revelado nas Olimpíadas, em um caso que provocou indignação de fãs, atletas e defensores do antidoping em todo o mundo.

Mais cedo, autoridades olímpicas disseram que gostariam de uma investigação antidoping para os médicos, treinadores e familiares russos da comitiva de Valieva.

Últimas