Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Treinador que ‘parou’ PSG é multado em mais de R$ 100 mil em todos os jogos; entenda

Will Still tem apenas 30 anos e dirige o Reims, da França; belga chegou a 12 jogos de invencibilidade no comando do time

|Do R7

Will Still, treinador do Reims, da França
Will Still, treinador do Reims, da França Will Still, treinador do Reims, da França

Líder isolado no campeonato francês com 48 pontos, o PSG caminhava para mais uma vitória no último domingo (29), contra o Reims, mas no último minuto de jogo, foi surpreendido com o gol de empate adversário.

Após o gol, a câmera da transmissão mostrou toda a euforia do treinador da equipe visitante, o belga Will Still, que com o empate manteve a invencibilidade do time na Ligue 1, que chega agora a 12 jogos sem perder.

Essa história fica mais curiosa quando se descobre que Will tem apenas 30 anos e é o treinador mais jovem das ligas europeias.

Atuando apenas em ligas amadoras na Bélgica, o treinador revela ter se apaixonado pela posição de treinador jogando Football Manager, um jogo de computador em que você cria uma simulação em que pode comandar qualquer clube do mundo, contratando jogadores, escolhendo as táticas de jogo e gerindo o elenco.

Publicidade

"Passei noites em que você chega às 10 horas da noite pensando: 'Ok, mais um jogo', e quando o relógio marcava 4 da manhã ele pensava “Ah, ainda estou nisso. Mas o que eu percebo agora, o mais louco é que é realmente muito realista."

Com apenas 17 anos, teve sua primeira experiência como treinador, ao comandar a categoria sub-14 do Preston North End, da Inglaterra.

Publicidade

Um tempo depois, Will entrou em contato com clubes belgas, pedindo uma chance para trabalhar. Eis que o Sint-Truidense ofereceu a ele um empego como analista de adversários.

O treinador revelou em entrevistas que usou o Football Manager para estudar a tática dos adversários e até mesmo analisar jogadores que poderiam ser contratados na vida real.

Publicidade

Aos 24 anos, o belga teve sua primeira experiência como treinador, no Lierse SK, mas a experiência durou apenas oito jogos.

Após alguns trabalhos na Bélgica, Still desembarcou na França, para atuar como auxiliar do treinador espanhol Óscar Garcia, no Reims, um clube de meio de tabela na França.

Todavia, em outubro do ano passado, após uma sequência de maus resultados, Óscar foi demitido. Então, o belga de 30 anos assumiu interinamente a equipe.

A diretoria, feliz com os resultados, efetivou o treinador em dezembro, com contrato até o final desta temporada, que termina em junho.

Ainda muito jovem para a profissão, Will Still estuda para tirar a licença PRO da Uefa, uma obrigatoriedade para os profissionais que treinam equipes das primeiras divisões europeias.

A falta desta licença acarreta uma multa de 22 mil euros (cerca de R$ 122 mil, na conversão de valores) a cada jogo do Reims, por descumprir a regra.

Desde então, o clube francês, que ocupa a 11ª colocação na tabela, já gastou mais de 1,4 milhão de reais em multas. Mas o desempenho da equipe parece fazer valer a pena o gasto.

No primeiro turno da Ligue 1, o Reims de Will Still também segurou um empate com o gigante PSG, e em um modo "sincerão" o treinador contou como era a experiência de, mesmo tão jovem, estar em uma posição tão importante na carreira.

“Você reflete sobre isso e pensa: 'Por que diabos estou fazendo isso? Como estou na posição de treinar contra esses caras?”, declarou o treinador em entrevista aoDaily Mail.

Sem ter vivido a experiência como jogador profissional, ele conta as dificuldades de dar ordens para os jogadores neste ambiente de extrema pressão.

"Sou Will, não o treinador, não um patrão... só quero que todos sejam eles mesmos e eu serei eu primeiro”, afirma. "Se eu tiver que dizer a um jogador para sair do banco e fazer isso por nós, são apenas as palavras que vou usar para que ele saiba que entendo o que ele está sentindo”.

Messi é eleito melhor jogador de 2022 por jornal britânico; confira top 10

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.