Esportes Tóquio amenizará restrições ao consumo de álcool para "bebedores solitários"

Tóquio amenizará restrições ao consumo de álcool para "bebedores solitários"

OLIMP-2020-ALCOOL:Tóquio amenizará restrições ao consumo de álcool para "bebedores solitários"

Reuters - Esportes

Por Antoni Slodkowski e Elaine Lies e Linda Sieg

TÓQUIO (Reuters) - Moradores sedentos de Tóquio estão prestes a ter uma folga justamente quando o calor do verão chega, já que as autoridades da capital japonesa estão se preparando para relaxar uma proibição de álcool em restaurantes e bares quando suspender um estado de emergência do coronavírus.

Mas que ninguém planeje festas. Em breve, Tóquio permitirá que "bebedores solitários" consumam álcool entre as 17h e as 19h, mas manterá o horário de fechamento de restaurantes e bares às 20h e limitará a 90 minutos o tempo que cada cliente passe nesses locais, noticiou a mídia local, citando fontes do governo municipal.

Outra proposta permitiria a reunião de até duas pessoas, disse o diário Nikkei --uma decisão deve sair ainda nesta sexta-feira.

No estado de emergência mais recente, o terceiro do Japão, as autoridades se concentraram no álcool, temendo que a desinibição provocasse vozes altas, omissões de higiene e uma permanência excessiva nos bares, o que aumentaria os riscos do contágio por aerossol.

Japoneses revoltados com as novas propostas usaram as redes sociais para ressaltar os dois pesos e as duas medidas, já que a Olimpíada de 2020 deve começar em pouco mais de um mês mesmo diante de uma oposição generalizada.

"Alguns dizem que não é realista cancelar a Olimpíada, mas para os restaurantes não é realista continuar com restrições", escreveu um usuário do Twitter.

"Cidadãos comuns sofrem restrições, enquanto os poderosos podem fazer exatamente o que querem. Será que podemos chamar isso de democracia?"

Últimas