Esportes Tênis de mesa do Brasil começa competição no Catar com 100% de aproveitamento

Tênis de mesa do Brasil começa competição no Catar com 100% de aproveitamento

O tênis de mesa do Brasil teve uma terça-feira perfeita no WTT Star Contender, segunda competição internacional da temporada 2021, em Doha, no Catar. Os três brasileiros - Bruna Takahashi, Gustavo Tsuboi e Hugo Calderano - conquistaram a classificação às oitavas de final dos torneios individuais feminino e masculino e seguem na disputa pelo título.

O dia começou com Bruna Takahashi, número 1 do Brasil no feminino e agora 49 do ranking mundial, encarando um duro desafio contra a romena Bernardette Szocs, 25.ª do mundo. Mas foi a brasileira quem se destacou na mesa. Chegou a ter uma oscilação na partida, mas logo reagiu e fechou com uma vitória segura por 3 sets a 1 (11/7, 8/11, 11/3 e 11/9). Na próxima partida encara a sul-coreana Jeon Jihee, 15.ª do ranking, nesta quarta-feira.

"A Bruna fez um jogo muito inteligente. Dominou as bolas curtas e se adaptou muito bem às mudanças de ritmo da disputa, impondo sua agressividade", disse o técnico Francisco Arado, o Paco, após a partida.

O desafio mais complicado parecia ser o de Gustavo Tsuboi (36.° do mundo). O brasileiro não deu a menor chance ao japonês Koki Niwa, número 17 do ranking, dominando a mesa do início ao final, impondo seu jogo e forçando muitos erros do adversário. Conquistou uma vitória sem sustos por 3 sets a 0 (11/4, 11/4 e 11/5). Ele terá como próximo adversário o sul-coreano Jeoung Youngsik, 13.° do ranking, nesta quarta-feira.

"O Tsuboi jogou num altíssimo nível. Foi muito agressivo e criativo com os saques e na disputa sempre colocou muita pressão no adversário", analisou Paco.

Por fim, o melhor mesa-tenista do país não decepcionou em sua estreia no WTT Star Contender. Hugo Calderano, sétimo do mundo, encarou o sul-coreano Cho Daeseong, 134.°. E, ao contrário do que poderia achar quem observa apenas o placar de 3 sets a 0 (12/10, 11/9 e 11/8) para o brasileiro, o confronto foi bem equilibrado, com o asiático na frente em alguns momentos. Mas, na hora decisiva das três parciais, Calderano foi perfeito e conseguiu a classificação para enfrentar o esloveno Darko Jorgic, 31.º do ranking, também nesta quarta-feira.

As duas etapas da série Contender em Doha marcam o início da nova era do circuito internacional, agora chamado de WTT. Ainda mais relevantes em termos de pontuação e premiação, seus torneios tiveram formato e até regras reformuladas para torná-los mais atrativos para público e transmissões.

Devido à pandemia da covid-19, as competições deste ano serão agrupadas em curtas temporadas de sedes únicas, começando pelo Catar. A seguinte está prevista para acontecer na China, em datas ainda a serem confirmadas pelo WTT.

Últimas