Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Coluna da Arte Suave: pensar no Jiu-Jitsu como um todo através de lições e ensinamentos; leia e opine

* Todos nós desejamos que esses dias difíceis acabem logo, que essa pandemia vire logo passado, que... The post Coluna da Arte Suave: pensar no Jiu-Jitsu como um todo através de lições e ensinamentos; leia e opine appeared first on TATAME.

Tatame

Tatame|Do R7

* Todos nós desejamos que esses dias difíceis acabem logo, que essa pandemia vire logo passado, que todos possam voltar os seus trabalhos, academias liberadas, colégios e praias. Que tudo volte ao normal, que nessa volta aos treinos, também possamos voltar também com os conceitos sobre Jiu-Jitsu bem focados. 

Pensando nos meus treinos, meus melhores treinos são aqueles que treino arriscando. É claro e sempre escrevo, finalizar é melhor do que ser finalizado. Todo treino sempre nos traz ensinamentos, de como competir também. Mas o pós-treino também é muito importante e ainda faz parte do treino, porque é o momento de refletir sobre suas lutas. Um Jiu-Jitsu mental. Nesses dias atuais, creio que temos bastante tempo para pensar e repensar em nossas lutas, e até em conversas podemos aprender Jiu-Jitsu. 

Numa dessas conversas com os GMs Reyson Gracie e Robson Gracie, conversamos como é importante arriscar movimentos, ir para frente. Acredito também ser importante estar sempre voltando às origens do nosso Jiu-Jitsu. Não podemos esquecer conceitos importantes sobre a nossa arte suave. Nesta conversa, o GM Reyson Gracie me disse um conceito que entendo perfeitamente.

“Tenha o Jiu-Jitsu como mais um meio de auto aperfeiçoamento e busca de autoconhecimento”. O Jiu-Jitsu é uma arte que tem de ser vivenciada nos dojôs. Vivenciar o Jiu-Jitsu eu creio ser a melhor expressão para esses momentos. O Jiu-Jitsu possui um grande potencial, que é um excelente agente transformador e formador de pessoas de qualquer idade e classe social. Como diz o GM Reyson: “O Jiu-Jitsu, à medida que dá maior autoconfiança ao indivíduo, elevando sua auto-estima, contribuindo de forma decisiva na formação da personalidade e do carácter do mesmo, tem seus resultados comprovados pela melhoria da qualidade de vida, tanto no lar quanto na sociedade.” 


Muitas posições surgem no decorrer dos tempos, sendo executadas exaustivamente, como se fossem chancelas de estar fazendo o Jiu-Jitsu atual, mas vejo as técnicas como atemporais. Os fundamentos não podem ser esquecidos, porque são os pilares que sustentam nossa arte suave. Outra frase que escutei do GM que acho excelente: “A arte de vencer cedendo, a arte do virtuoso e a flexibilidade combativa.” 

O Jiu-Jitsu, também dito como xadrez do corpo, requer o uso da inteligência em usar uma estratégia. Vejo o Jiu-Jitsu como uma filosofia de vida. Acredito que o Jiu-Jitsu bem orientado por professores bem formados podem ter um grande alcance como formador de pessoas. Um Jiu-Jitsu com enfoque educacional e que de maneira nenhuma deixará de descobrir atletas com grande potencial para competições. 


Para mais informações, veja https://www.instagram.com/luizdiasbjj/ou entre em contato pelo e-mail geracao.artesuave@yahoo.com.br. Também conheça o http://www.geracaoartesuave.com.br/. Oss!

* Por Luiz Dias

The post Coluna da Arte Suave: pensar no Jiu-Jitsu como um todo através de lições e ensinamentos; leia e opine appeared first on TATAME.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.