Esportes Surto de coronavírus adia jogos de clubes da China na Liga dos Campeões da Ásia

Surto de coronavírus adia jogos de clubes da China na Liga dos Campeões da Ásia

O surto de coronavírus na China provocou mais consequências no esporte. Nesta terça-feira, após uma reunião de emergência, a Confederação Asiática de Futebol (AFC, na sigla em inglês) decidiu adiar jogos de times chineses na Liga dos Campeões do continente por conta da epidemia de coronavírus no país - mais de 20 mil casos foram confirmados e o número de mortes chegou a 426 nos últimos dias.

Os clubes afetados são Guangzhou Evergrande, Shanghai East Asia e Shanghai Shenhua, que tinham as suas estreias marcadas para a próxima semana, com jogos de segunda a quarta-feira. No entanto, os três só vão entrar em campo pela competição em abril, fechando a fase de grupos até o final de maio.

Os seus adversários nesta etapa da competição são os australianos Melbourne Victory, Perth Glory e Sydney FC; os japoneses Vissel Kobe, FC Tokyo e Yokohama Marinos; os sul-coreanos FC Seul, Suwon Samsung Bluewings, Ulsan Hyundai e Jeonbuk Hyundai Motors; o malaio Johor Darul Ta'zim e o tailandês Chiangrai United's.

O Beijing Guoan, time do meia brasileiro Renato Augusto, foi o único chinês a não ter datas modificadas a princípio, por estar se preparando na Coreia do Sul para enfrentar o FC Seul no próximo dia 12. Na semana seguinte, o adversário será o Chiangrai, da Tailândia.

"Nos reunimos em circunstâncias difíceis para encontrar soluções que nos permitam jogar futebol, garantindo a proteção de todos os jogadores e torcedores. Também aceitamos que o coronavírus seja um problema muito maior do que apenas o futebol e desejamos a todos aqueles que foram afetados um rápido retorno à saúde", disse Windsor John, secretário geral da Confederação Asiática, em comunicado oficial.

Antes da Liga dos Campeões da Ásia, outros eventos do futebol foram afetados pela epidemia de coronavírus. A Supercopa da China e o início do Campeonato Chinês também foram adiados e ainda não têm datas definidas pela Confederação Chinesa de Futebol.

Últimas