Esportes Suíça abre processo de impeachment contra procurador-geral por conduta sobre Fifa

Suíça abre processo de impeachment contra procurador-geral por conduta sobre Fifa

SUICA-IMPEACHMENT-FIFA:Suíça abre processo de impeachment contra procurador-geral por conduta sobre Fifa

Reuters - Esportes

Por John Revill

ZURIQUE (Reuters) - A Suíça ficou mais perto de destituir o procurador-geral Michael Lauber do cargo depois que um painel parlamentar instaurou um processo de impeachment contra o principal promotor suíço relacionado à investigação de corrupção no futebol mundial.

O comitê judicial votou na quarta-feira por 13 a 4 moção contra Lauber "sob suspeita de violação grave do dever". Depois disso, ele respondeu às perguntas do painel sobre o modo com que lidou com a investigação de corrupção envolvendo a Fifa, entidade que controla o futebol mundial.

Lauber foi acusado por ativistas anticorrupção de atrapalhar um julgamento por fraude devido a pagamentos vinculados à Copa do Mundo de 2006 na Alemanha, e em março viu seu salário ser reduzido em 8% por um órgão de fiscalização independente, depois da descoberta de que ele mentiu e violou códigos de conduta dos promotores.

"O comitê judicial abre um processo de impeachment quando há suspeitas razoáveis de que o acusado intencionalmente ou por negligência grave violou seriamente seus deveres oficiais, ou perdeu a capacidade de cumpri-los", disse Andrea Caroni, presidente do comitê, a repórteres.

Se for determinado que Lauber cometeu uma violação, o comitê judicial submeterá uma moção ao parlamento suíço para votar sua remoção do cargo, disse Caroni, potencialmente ainda este ano.

Lauber, procurador-geral da Suíça desde 2012, foi questionado na quarta-feira sobre supostos contatos inapropriados entre seu escritório e a Fifa. O escritório de Lauber disse que ele continuará com suas funções durante o processo.

Últimas