A Sérvia abriu 1-0 sobre a República Tcheca, na final da Copa Davis, graças à vitória do tenista número 2 do mundo, Novak Djokovic, em três sets diante de Radek Stepanek (7-5, 6-1, 6-4), nesta sexta-feira em Belgrado.
Nesta sexta-feira será disputada também a segunda partida individual, entre o sérvio Dusan Lajovic, 117º colocado do ranking da ATP, e o tcheco Tomas Berdych, número 7 do mundo.
Empurrado pela torcida, Djokovic não precisou forçar seu talento para superar o veterano Stepanek, de 34 anos, em apenas duas horas e nove minutos de jogo.
"Estou feliz com a forma com que joguei. É lógico que estava nervoso no início, por isso foi importante vencer o primeiro set. Depois, fiquei mais relaxado e saquei bem nos momentos importantes", comemorou o sérvio, que sagrou-se campeão do ATP Finals pela terceira vez da sua carreira na última segunda-feira.
Djokovic, que está invicto há 23 partidas, chegou a ter o saque quebrado na primeira parcial, mas conseguiu reagir, fechando em 7-5, antes de levar as outras duas com mais facilidade (6-1 e 6-4).
"Foi importante sair na frente. O público subestimou Radek. É um adversário muito difícil, está de parabéns, lutou muito", elogiou.
Em 2010, 'Nole' levou a Sérvia ao seu primeiro título na Copa Davis, que acabou sendo um marco em sua carreira, já que em seguida teve uma incrível série invicta (43 jogos) que o levou à posição de número um do mundo.
No sábado, na partida de duplas, devem duelar os sérvios Nenad Zimonjic/Ilija Bozoljac e os tchecos Jan Hayek/Lukas Rosol.
É possível, porém, que a República Tcheca, atual campeã da Copa Davis, escale a dupla formada por Berdych e Stepanek, que perdeu apenas uma das 14 últimas partidas que disputaram em Copa Davis.
Os líderes das duas equipes, Djokovic e Berdych, se enfrentarão na quarta partida, enquanto Lajovic e Stepanek estão escalados para o quinto jogo. Vale lembrar que a equipe que vencer três destes duelos se tornará a campeã da competição.
- Final da Copa Davis em Belgrado:
Sérvia abre 1-0 sobre a República Tcheca
Sexta-feira:
Novak Djokovic (SRV) x Radek Stepanek (TCH) 7-5, 6-1, 6-4
A jogar:
Dusan Lajovic (SRV) - Tomas Berdych (TCH)
Sábado (A partir das 13h00, horário de Brasília):
Ilija Bozoljac/Nenad Zimonjic (SRV) - Jan Hajek/Lukas Rosol (TCH)
Domingo:
Novak Djokovic (SRV) - Tomas Berdych (TCH)
Dusan Lajovic (SRV) - Radek Stepanek (TCH)
str-mat/cle/dr/am/lg
