A americana Serena Williams, número um do mundo, sagrou-se campeã do Masters Feminino pela quarta vez da sua carreira ao derrotar a chinesa Li Na de virada por 2-6, 6-3 e 6-0 na final disputada neste domingo em Istambul.
Aos 32 anos, a caçula das irmãs fecha assim com chave de ouro uma das suas melhores temporadas da sua carreira, somando 11 títulos em 2013, inclusive os Grand Slams de Roland Garros e do US Open.
Serena, que já havia levantado o troféu em 2001, 2009 e 2012, é a primeira a defender com êxito seu título desde a belga Justine Henin, bicampeã em 2006 e 2007.
Contra Li Na, primeira chinesa da história a participar do Masters, a americana levou um susto no primeiro set, que perdeu por 6 a 2, mas reagiu ao vencer o segundo por 6 a 3 e aplicou um 'pneu' na adversária no terceiro.
"Foi duro perder o primeiro set, mas tive que continuar jogando. Foi incrível vencer desta forma", comemorou Serena.
Desde o torneio de Wimbledon de 2011, a americana perdeu apenas duas das 34 partidas que disputou contra tenistas do top 5.
Ela conquistou em Istambul o 57º título da sua carreira, que inclui 17 troféus em Grand Slams.
Seus únicos tropeços notáveis nesta temporada foram no Aberto da Austrália, quando caiu nas quartas de final, e em Wimbledon, onde perdeu nas oitavas.
"Foi um ano muito longo e estou super feliz. Não esperava vencer hoje, mal consigo acreditar, estou tão cansada. Sinceramente, será que eu venci mesmo? Ela jogou tão bem", comentou a americana.
Já Li Na reconheceu a superioridade da adversária, mas ficou satisfeita com seu desempenho.
"Comecei a sentir que o início do jogo tinha sido fácil demais para mim. Depois de um set e meio já estava sem energia", lamentou a chinesa de 31 anos.
"Ficou um gosto um pouco amargo por causa do último set (no qual levou um 'pneu', mas preciso pensar positivo, até porque fiz um ótimo torneio", completou.
A China se deu melhor no torneio de duplas, com o título de Peng Shuai, que jogou ao lado de Hsieh Su-Wei, de Taiwan, para derrotar na final as russas Ekaterina Makarova e Elena Vesnina.
O Masters feminino reuniu nesta semana as oito melhores melhores jogadores de simples e as oito melhores duplas do planeta.
Na semana que vem, a cidade de Sofia, na Bulgária, receberá uma espécie de 'Masters bis', competição que reúne as seis tenistas melhor ranqueadas que conquistaram pelo menos um torneio neste ano e não se classificaram para o Masters principal, além de duas convicadas.
As duas favoritas são a romena Simona Halep, número 12 do mundo, e a sérvia Ana Ivanovic (N.16), ex-número um do mundo.
bur/sk/jr/lg
