AUSTIN Texas (Reuters) - O alemão Nico Rosberg colocou a Mercedes na pole position no Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1 neste sábado, com seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton, ficando em segundo.
A Williams encheu a segunda fila com o finlandês Valtteri Bottas, terceiro mais rápido, e o brasileiro Felipe Massa em quarto.
Hamilton está à frente de Rosberg com 17 pontos com três corridas e 100 pontos restantes. O britânico venceu os últimos quatro grandes prêmios e está perseguindo sua 10º vitória da temporada.
Essa foi a nona pole da temporada de Rosberg e a 13ª de sua carreira.
"Funcionou muito bem. Junto com meus engenheiros, eu realmente cheguei na fase de classificação com um carro que eu estava realmente feliz", disse Rosberg. "Nesta manhã, as condições eram bem diferentes, muito mais frio... Não foi tão fácil conseguir que tudo desse certo".
"Mas a corrida é o que conta, então eu preciso me concentrar totalmente no amanhã", acrescentou o alemão.
Hamilton, que tinha sido o mais rápido em todas as três sessões de treinos livres e na primeira fase de classificação, teve problemas no carro e expressou alguma preocupação para o domingo.
"Se eu não conseguir corrigir esse freio, será uma questão ao longo da corrida", disse Hamilton.
O australiano Daniel Ricciardo classificou-se em quinto para a Red Bull, enquanto seu companheiro de equipe, Sebastian Vettel, vai largar dos boxes após exceder sua alocação de motor para a temporada.
Pela Ferrari, Fernando Alonso qualificou-se em sexto.