Logo R7.com
RecordPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais

República Tcheca conquista Copa Davis pelo segundo ano seguido

|Do R7

  • Google News

A República Tcheca sagrou-se campeã da Copa Davis pela segunda vez seguida, a terceira da sua história, ao derrotar na final a Sérvia por 3 a 2, neste domingo em Belgrado.

O ponto decisivo foi marcado pelo veterano Radek Stepanek, que não teve dificuldade para derrotar o jovem sérvio Dusan Lajovic por 6-3, 6-1 e 6-1 no último jogo de simples.


"Estava sob a maior pressão possível, mas consegui", comemorou o tcheco, que ressaltou o fato da sua equipe ser a quinta da história a defender com êxito seu título.

Mais cedo, o número dois do mundo, Novak Djokovic, tinha empatado o confronto em 2 a 2 ao derrotar o tcheco Tomas Berdych por 6-4, 7-6 (7/5) e 6-2.


A vitória tcheca no jogo de duplas acabou sendo fundamental. Os visitantes fizeram uma aposta ousada, escalando seus dois jogadores de simples, Berdych e Stepanek, que venceram Ilija Bozoljac e Nenad Zimonjic por 6-2, 7-6 (7/4) no sábado.

Apesar do desgaste físico, Stepanek, de 34 anos, fez valer a experiência para atropelar Lajovic, de 23, que ocupa apenas a 117ª posição do ranking da ATP, mesmo tendo um dia de descanso a menos do que o adversário.


Empurrado pro 10.000 torcedores, Lajovic começou bem na partida, quebrando o saque do tcheco logo no primeiro game, mas Stepanek não se abalou e devolveu a quebra logo em seguida.

Visivelmente tenso, Lajovic foi incapaz de reagir e acabou sendo presa fácil para o tcheco.


"Controlei bem toda a partida, menos o primeiro game, e joguei o melhor tênis da minha vida neste fim de semana", analisou Stepanek.

Depois do 'match point', o tcheco ficou parado, em pé, no meio da quadra, parecendo não acreditar no feito. Em seguida, ele foi abraçado pelos companheiros e vibrou muito com a conquista.

O veterano foi o herói do título Tcheco, já que, além de vencer o jogo decisivo, teve uma atuação espetacular nas duplas.

Os tchecos dedicaram a vitória ao capitão Jaroslav Navratil, que não viajou a Belgrado por ter sido internado com um quadro de embolia pulmonar e foi substituído por Vladimir Safarik.

Sem poder contar com Janko Tipsarevic, cortado por causa de uma lesão no pé, nem com Viktor Troicki, suspenso por doping, a Sérvia precisava de um milagre para reverter a situação depois da derrota de Bozoljac e Nenad Zimonjic.

"Quero parabenizar a minha equipe. Tínhamos desfalques importantes, mas lutamos até o último ponto", declarou o capitão sérvio Bogdan Obradovic.

No primeiro dia de competição, a lógica tinha sido respeitada, com as vitórias dos líderes de cada equipe, Djokovic e Berdych sobre Stepanek e Lajovic.

O primeiro título tcheco na competição foi em 1980, quando o país ainda se chamava Tchecoslováquia e a equipe era liderada por Ivan Lendl.

No ano passado, os tchecos derrotaram na decisão a Espanha, que não contava com o atual número um do mundo Rafael Nadal, que estava lesionado.

Já a Sérvia perdeu a oportunidade de chegar ao bicampeonato, após ter levantado o primeiro troféu em casa em 2010, ao derrotar a França na decisão.

- Final da Copa Davis, em Belgrado:

Sérvia - República Tcheca 2-2

Sexta-feira:

Novak Djokovic (SRV) x Radek Stepanek (RTC) 7-5, 6-1, 6-4

Tomas Berdych (RTC) x Dusan Lajovic (SRV) 6-3, 6-4, 6-3

Sábado:

Tomas Berdych/Radek Stepanek (RTC) x Ilija Bozoljac/Nenad Zimonjic (SRV) 6-2, 6-4, 7-6 (7/4)

Domingo:

Novak Djokovic (SRV) x Tomas Berdych (RTC) 6-4, 7-6 (7/5), 6-2

Dusan Lajovic (SRV) x Radek Stepanek (RTC) 6-3, 6-1, 6-1

bur/age/lg/dm

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.