Em busca da classificação para as oitavas de final logo em sua estreia na Copa Libertadores, o Red Bull Bragantino faz um confronto direto com o Nacional-URU, nesta terça-feira, a partir das 19h15 (horário de Brasília), pela última rodada da fase de grupos.
O Red Bull Bragantino é o vice-líder do Grupo C com os mesmos cinco pontos do terceiro colocado Vélez Sarsfield-ARG, levando vantagem no saldo de gols (-1 contra -3). O Nacional é o lanterna, mas tem apenas um ponto a menos que os dois. Já classificado, o líder Estudiantes-ARG tem 13.
Para não depender de outros resultados, o Red Bull Bragantino precisa da vitória. Em caso de empate, tem que torcer para o Vélez Sarsfield não fazer o dever de casa.
O técnico Maurício Barbieri teve uma semana livre para corrigir os erros e trabalhar o psicológico dos jogadores, afetado pela sequência de cinco jogos sem vitória. Como a partida contra o Atlético-MG, pela sétima rodada do Brasileirão, foi antecipada, o Red Bull Bragantino não entrou em campo no final de semana.
No entanto, Barbieri não vai poder mandar a campo o que tem de melhor. O lateral-direito Aderlan, o lateral-esquerdo Luan Cândido e o volante Raul testaram positivo para a covid-19 e estão cumprindo o isolamento. Além deles, o meia Hyoran segue tratando de uma lesão na coxa esquerda.
A boa notícia para o treinador é que ele vai poder contar com o retorno de dois jogadores que não enfrentaram o Estudiantes, na semana passada. Convocado para a seleção brasileira, o zagueiro Léo Ortiz já cumpriu o isolamento por conta da covid-19, enquanto o meia Lucas Evangelista foi recuperado pelo departamento médico.
Não dependendo apenas de si para se classificar - tem que ganhar e torcer por um tropeço do Vélez -, o Nacional se apega ao bom momento no Campeonato Uruguaio para sonhar. A vitória sobre Albion, por 2 a 0, no último sábado, foi a quarta seguida e colocou o time na vice-liderança, com 25 pontos, um a menos que o líder Liverpool.
Para enfrentar o Red Bull Bragantino, o técnico Pablo Repetto deve ter o desfalque de um dos seus principais jogadores. Com uma lesão no tornozelo, o atacante Alex Castro dificilmente vai ter condições de jogo. Santiago Ramírez e Leandro Lozano são os prováveis substitutos.