Esportes Recordista mundial da maratona, Kelvin Kiptum morre em acidente de carro, aos 24 anos

Recordista mundial da maratona, Kelvin Kiptum morre em acidente de carro, aos 24 anos

Atleta estava com o treinador, o ruandês Garvais Hakizaman, que também morreu; recorde mundial veio em 2023, em Chicago

  • Esportes | Do R7, em Brasília

Kiptum morreu em acidente de carro, aos 24 anos

Kiptum morreu em acidente de carro, aos 24 anos

Reprodução/Instagram @chimarathon

Atual recordista mundial de maratona, o corredor queniano Kelvin Kiptum, de 24 anos, morreu neste domingo (11) em um acidente de carro em Kaptagat, em seu país natal. A colisão também tirou a vida do treinador do atleta, o ruandês Garvais Hakizaman. O acidente aconteceu em uma área no sudoeste do país, que é comumente utilizada como base de treinamento para corredores de longa distância, de acordo com o jornal britânico Daily Mail.

Kiptum se tornou recordista mundial da maratona em outubro de 2023, quando venceu a Maratona de Chicago. Na oportunidade, ele fez os 42,195 quilômetros da prova em 2h00min35s – baixando em 34 segundos a marca anterior, do também queniano Eliud Kipchoge.

A corrida da quebra de recorde foi apenas a terceira maratona da vida de Kiptum. O queniano estreou na modalidade em 2022, quando terminou a prova de Valência, na Espanha, em 2h01min53s, o terceiro maior tempo da história. Antes de Chicago, ele concluiu a Maratona de Londres, em abril de 2023, com o tempo de 2h01min25s – o segundo melhor tempo na história.

Nas redes sociais, o presidente da World Athletics (antiga Associação Internacional de Federações de Atletismo), Seb Coe, publicou uma homenagem a Kiptum. Na postagem, o dirigente afirmou que o maratonista era “um atleta incrível que deixou um legado incrível”. “Estamos chocados e profundamente tristes ao saber da perda devastadora de Kelvin Kiptum e de seu treinador, Gervais Hakizimana”, escreveu.

Últimas