Esportes Quarto no Pan de Levantamento de Peso, brasileiro segue na luta por vaga olímpica

Quarto no Pan de Levantamento de Peso, brasileiro segue na luta por vaga olímpica

O brasileiro Marco Túlio Gregório garantiu o quarto lugar geral na categoria 96kg do Campeonato Pan-Americano de Levantamento de Pesos. Na noite de quinta-feira, no Parque Deportivo Del Este, em Santo Domingo, na República Dominicana, ele conseguiu aumentar a sua pontuação em busca da vaga olímpica, que continua totalmente indefinida. Serafim Veli, o outro representante do Brasil, conseguiu a sexta colocação no arranco, mas sentiu uma lesão na perna durante o arremesso e teve de deixar a competição.

As vagas olímpicas são disputadas por pelo menos cinco atletas: o chileno Arley Mendez Perez, o venezuelano Keydomar Sanchez, o cubano Olfides Vera e os dois brasileiros. Os três adversários dos brasileiros podem garantir vagas entre os oito melhores do mundo nesta e em outras categorias, o que abriria a vaga de melhor das Américas.

Chama a atenção a diferença de pontos entre Gregório e Veli. O primeiro subiu para 3.034, apenas quatro atrás de Veli. A definição ficará para o Open Pré-Olímpico, em maio, na Colômbia.

Ainda no peso de entrada, a dupla brasileira mostrou o equilíbrio que os coloca em posições muito próximas no ranking olímpico da categoria 96kg. Tanto Gregório (25.º), quanto Veli (23.º), definiram 360kg como parâmetro inicial. Desta vez, porém, foi Marco Túlio Gregório que levou a melhor nos dois exercícios.

Sua primeira carga no arranco foi de 162kg e o brasileiro conseguiu realizar o movimento com tranquilidade. Em sua segunda tentativa, subiu diretamente para 168kg e, ao erguer a carga, perdeu o equilíbrio e o movimento foi invalidado. Na terceira, também não conseguiu realizar, mas, ainda assim, garantiu a quinta colocação.

Já no arremesso, Marco Túlio Gregório começou com 190kg e conseguiu garantir sua primeira tentativa com sucesso. Na segunda, foi além e aumentou para 200kg, demonstrando sua força e realizando o movimento sem problemas. Na terceira e última, porém, não conseguiu levantar 203kg. Desta vez, seu desempenho foi suficiente para garantir o quarto lugar no arremesso e também na classificação geral.

Serafim Veli começou com 155kg no arranco e levantou o peso sem dificuldade. Em sua segunda tentativa, com 160kg, o brasileiro até colocou a carga acima de sua cabeça, mas não conseguiu se levantar. Ao tentar aumentar para 161kg em sua terceira, novamente teve seu movimento invalidado, ficando com a sexta posição. No arremesso, porém, o brasileiro se lesionou (sem maior gravidade) logo após sua primeira tentativa, com 185kg, e deixou a competição.

Últimas