Um sorteio impiedoso para a Itália e também para o Portugal do CR7
Agora, a luta pelas três últimas vagas da Europa no Catar/2022. Enquanto, num dos grupos, ficaram os britânicos e, em outro, times da ex-Cortina de Ferro, no terceiro imperou a crueldade.
Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Uma batalha empolgante, bem dramática, cruel, por apenas três vagas na Copa do Catar/2022. Pelos regulamentos da competição, dentre as 32 seleções que irão ao emirado da Casa de Thani, a Europa tem o direito de encaixar 13. Já se garantiram dez, as respectivas campeãs de seus grupos nas Eliminatórias da UEFA, a entidade que administra o Futebol no Velho Continente. Nesta sexta-feira, dia 26 de Novembro, na sua sede bilionária de Zurique, na Suíça, a FIFA realizou um sorteio para se definir o preenchimento das remanescentes. Participaram do moedor de sonhos as dez vices dos grupos e mais duas repescadas da Nations League, uma competição alternativa que a UEFA idealizou para fazer dinheiro mas também para mobilizar nações de menos tradição no Ludopédio.

Evidentemente dirigido, o sorteio se baseou na pontuação das vices nas Eliminatórias. Porque houve cinco grupos de cinco equipes, de A até E, e cinco de seis, de F até J, se descartaram os pontos acumulados pelas vices das chaves maiores contra as últimas colocadas. Daí se dividiram as vices em dois potes. No primeiro, pela ordem, ficaram a Itália, Portugal, a Rússia, a Escócia e Gales. No segundo, se localizaram as duas repescadas e as quatro vices, nesta ordem: Áustria, República Tcheca, Macedônia do Norte, Polônia, Turquia e Ucrânia. Evitou-se a possibilidade do confronto Rússia X Ucrânia, às turras nas suas fronteiras. Coube ao sorteio montar três turmas de quatro seleções, sempre duas de cada um dos potes, e de estabelecer os seus emparceiramentos, de partida única, sempre com o mando das seleções do primeiro dos potes, no próximo dia 24 de Março de 2022.
A
1 – Escócia X Ucrânia
(Duas pelejas, um triunfo de cada)
2 – Gales X Áustria
(11 pelejas, três vitórias de Gales, cinco da Áustria e três empates)
B
3 – Rússia X Polônia
(Cinco pelejas, um triunfo de cada e três empates)
4 – Suécia X República Tcheca
(Três pelejas, um triunfo da Suécia e dois empates)
C
5 – Itália X Macedônia do Norte
(Duas pelejas, um triunfo da Itália e uma igualdade)
6 – Portugal X Turquia
(Oito pelejas, seis vitórias de Portugal e duas da Turquia)
No dia 29 de Março, os cotejos finais, mando antecipadamente determinado no sorteio:
Vencedor de 1 X Vencedor de 2 – Na casa de 2
Vencedor de 3 X Vencedor de 4 – Na casa de 3
Vencedor de 5 X Vencedor de 6 – Na casa de 6
As três ganhadoras visarão seus passaportes ao Catar.

Ostensivamente o sorteio beneficiou as quatro nações que caíram no Grupo A, o qual, por causa do mando de Gales e Escócia, pode produzir uma decisão entre duas equipes da Grã-Bretanha. Ironicamente, no Grupo B, acabaram as três mais sólidas da antiga “Cortina de Ferro” ao lado da Suécia de Zlatan Ibrahimovic, que sonha com a chance de uma Copa do Mundo para coroar a sua bela carreira de hoje quarentão. Não foram nada felizes, no entanto, a Itália e Portugal, condenados provavelmente a um duelo fatal. Sorte dos lusos de Cristiano Ronaldo que, no caso bem viável de ultrapassarem a Turquia, atuarão em seus domínios. Na “Squadra Azzurra”, porém, um jogador, o catarinense Jorginho Frello, o seu principal destaque na conquista do título da Eurocopa, talvez não se desculpe, jamais, pelo penal que perdeu aos 90’ contra a Suíça, então placar de 1 X 1, na fase de qualificação.
Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o abraço virtual do Sílvio Lancellotti! Obrigadíssimo!