Pan, 7/8, "Meu Personagem do Dia", o heroico, estoico Darlan Romani
Mesmo adoentado e sob medicamentos, mesmo depois de quase 30 horas de viagem, o ouro no Arremesso de Peso com o recorde da competição
Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Derrotaram dificuldades assemelhadas os dois fortões de ouro do Brasil no Pan de Lima/2019. Em 31 de Julho, na categoria máxima do Levantamento de Peso, o paulistano Fernando Saraiva Reis, com 29 de idade, 1m85 de altura e 140kg, arrebatou o seu terceiro ouro seguido na história da competição. Estoico. Três meses antes Fernando havia passado por uma cirurgia complexa, no joelho esquerdo, intervenção que lhe impôes uma cicatriz apavorante. Ele mesmo observou que estava com 80% da sua capacidade. Obrigatoriamente, claro, foi o “Meu Personagem do Dia” naquela primeira semana do evento.

Pois nesta quarta-feira, 7 de Agosto, coube ao catarinense Darlan Romani, nascido em Concórdia, 28 anos, 1m88 e 150kg, levar o ouro do Arremesso de Peso do Atletismo, a primeira medalha do País em tal prova desde o bronze de Nadim Severo Marreis (1922-1966) em Buenos Aires, no Pan inicial de 1951. Era tão favorito como Fernando Reis. De todo modo, heroico, se sobrepujou no sacrifício. Domingo, 28 de Julho, havia vencido o ouro do Meeting de Gwiazd Bialystok, na Polônia. Daí, havia viajado até Madrid e da Espanha ao Brasil e de São Paulo até Lima, um périplo extenuante de quase 30 horas – e, pior, febril, perto dos 40 graus. Competiu debaixo de medicação.

Como um reforço moral, convocada às pressas, Sara, a sua esposa, o escoltou de São Paulo até o Peru. Darlan se empenhou tanto na busca do ouro que, durante a sua conexão no aeroporto de Guarulhos, mal encontrou tempo para um abraço e para um beijo de matar as saudades de Alice, a filhota de 4 anos. Detalhe: ele e Fernando são atletas do Esporte Clube Pinheiros da capital paulista, o principal produtor de pódios do País no Pan das décadas recentes. E Darlan, lógico, também é o “Meu Personagem do Dia”.
Gostou? Clique em “Compartilhar”, em “Tweetar”, ou deixe a sua opinião em “Comentários”. Muito obrigado. E um grande abraço!