Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Silvio Lancellotti - Blogs

Mundial do Catar: também a Coreia do Sul garante a sua vaga na Ásia

Terminou mais uma jornada de jogos pelas Eliminatórias da Copa. Ruim a situação da Austrália, que trocou a moleza da Oceania pela dureza da AFC. Na Conmebol, o Uruguai aumenta as suas chances

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

A Copa Fifa e a paisagem do país anfitrião
A Copa Fifa e a paisagem do país anfitrião

Neste início de fevereiro, mais dois países confirmaram suas passagens à Copa do Catar 2022. Além do anfitrião, evidentemente garantido pelas próprias características da competição, amealharam suas vagas, nas Eliminatórias da Ásia, o Irã e a Coreia do Sul. Na América do Sul, estavam garantidos, por antecipação, Brasil e Argentina. A Uefa, entidade que toca o futebol na Europa, já tinha colocado na Copa dez de suas nações: Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, a ex-Holanda agora denominada Neerlândia, Inglaterra, Sérvia e Suíça. O Velho Continente ainda definirá mais três representantes, entre 12, em mata-matas de 24 até 25 de março. E a África e a Ásia também decidirão os seus destinos nos últimos dias de março. Nesta semana, reservada às Datas Fifa, houve disputas muito importantes nas regiões da AFC/Ásia; da Concacaf/Caribe, América Central e do Norte; e aqui, na América do Sul, de pelejas administradas pela Conmebol.

Eis como estão as Eliminatórias dessas três entidades:

Um cartaz da AFC
Um cartaz da AFC

AFC

Depois de pré-eliminatórias que descartaram seis de suas 46 afiliadas, a Confederação da Ásia subdividiu os outros 40 em sete grupos de cinco e, por causa da desistência da Coreia do Norte, mais um outro de somente quatro. Com os oito campeões e os quatro melhores segundos então se estruturaram duas novas chaves, cujos ganhadores e vices viajarão ao Catar. O Irã, um dos campeões, e a sua vice, a Coreia do Sul, já se asseguraram no Mundial. Num cotejo único, a ser programado para maio ou junho, os terceiros colocados lutarão por uma derradeira chance, igualmente em um só jogo, contra um país respescado da Conmebol. Ironia: a Austrália, habitualmente sem rivais na Oceania, escolheu disputar estas Eliminatórias da Ásia e talvez vire apenas uma desafortunada candidata à tal batalha extra.


GRUPO A

Jogos do dia 1º de fevereiro:


IRÃ 1 X 0 EMIRADOS ÁRABES

SÍRIA 0 X 2 COREIA DO SUL


LÍBANO 1 X 1 IRAQUE

Classificação

1. IRÃ – 22 pg

2. COREIA DO SUL – 20

3. EMIRADOS ÁRABES – 9

4. LÍBANO – 6

5. IRAQUE – 4

6. SÍRIA – 2

A comemoração da Coreia do Sul
A comemoração da Coreia do Sul

GRUPO B

Jogos do dia 1º de fevereiro:

JAPÃO 2 X 0 ARÁBIA SAUDITA

OMÃ 2 X 2 AUSTRÁLIA

VIETNÃ 3 X 1 CHINA

Classificação:

ARÁBIA SAUDITA – 19

JAPÃO – 18

AUSTRÁLIA – 15

OMÃ – 8

CHINA – 5

VIETNÃ – 3

Um cartaz da Concacaf
Um cartaz da Concacaf

CONCACAF

Matriz das Confederações da América do Norte, da América Central e do Caribe, ou 35 afiliadas, numa etapa inicial a Concacaf preservou as cinco de melhor posição no ranking da Fifa: México (11), Estados Unidos (20), Jamaica (45), Costa Rica (50) e Honduras (67). E dividiu as 30 restantes em cinco grupos de cinco e, por causa da desistência de Santa Lúcia, um outro de quatro. Em cada chave as seleções se digladiaram, todas contra todas, por pontos, em turno único, dois dos prélios dentro de casa e dois no campo do rival. Sobreviveram Canadá, Curaçao, El Salvador, o Haiti, o Panamá e Saint Kitts and Nevis. E um sorteio emparceirou essas seis equipes em três mata-matas de ida e retorno.

No placar agregado, El Salvador devastou Sains Kitts por 6 a 0. O Canadá suplantou o Haiti por 4 a 0 e o Panamá ganhou de Curaçao, 2 a 1. As três vencedoras e as cinco preservadas agora compuseram um torneio de oito, que se desafiarão, até dia 30 de março de 2020, em porfias de ida e volta. As três primeiras estarão na Copa. A quarta enfrentará a repescada da Oceania. A surpresa da região, o Canadá, inesperadamente na liderança. Uma vitória nas três derradeiras jornadas e estará numa Copa pela primeira vez desde o México/76.

A celebração do Canadá, praticamente garantido
A celebração do Canadá, praticamente garantido

Jogos do dia 2 de fevereiro:

JAMAICA 0 X 1 COSTA RICA

ESTADOS UNIDOS 3 X 0 HONDURAS

MÉXICO 1 X 0 PANAMÁ

EL SALVADOR 0 X 2 CANADÁ

Classificação:

CANADÁ – 25

ESTADOS UNIDOS – 21 (saldo 9)

MÉXICO – 21 (saldo 6)

PANAMÁ – 17

COSTA RICA – 16

EL SALVADOR – 9

JAMAICA – 7

HONDURAS – 3

Um cartaz da Conmebol
Um cartaz da Conmebol

CONMEBOL

Programadas para se iniciarem em 26 de março de 2020 mas comprometidas pela Covid-19, as suas eliminatórias apenas começaram em 8 de outubro daquele ano. Agora, em 1º de fevereiro de 2022, ocorreu a rodada 16. E ainda falta se realizar um Brasil X Argentina, programado para 5 de setembro e interrompido aos 6’, quando inspetores da Anvisa notificaram o árbitro Jesús Valenzuela (Ven) de que quatro platinos haviam burlado as normas oficiais de controle da pandemia. Como ambas já estão qualificadas, na ausência de datas o jogo dificilmente será resgatado. Embora com só dez equipes, a América do Sul, privilegiada, levará ao Catar as quatro com mais pontos. A quinta terá a oportunidade de um playoff de jogo único, diante da repescada da Ásia. Brava recuperação do Uruguai, que amealhou seis pontos nas duas jornadas recentes e já subiu à quarta colocação.

Suárez, do ascendente Uruguai
Suárez, do ascendente Uruguai

Jogos do dia 1º de fevereiro:

BOLÍVIA 2 X 3 CHILE

URUGUAI 4 X 1 VENEZUELA

ARGENTINA 1 X 0 COLÔMBIA

BRASIL 4 X 0 PARAGUAI

PERU 1 X 1 EQUADOR

Classificação:

BRASIL – 39 (um cotejo menos)

ARGENTINA – 35 (idem)

EQUADOR – 25

URUGUAI – 22

PERU – 21

CHILE – 19

COLÔMBIA – 17

BOLÍVIA – 15

PARAGUAI – 13

VENEZUELA – 10

Coreia do Sul, o 15º país qualificado
Coreia do Sul, o 15º país qualificado

Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o meu abraço virtual! Obrigadíssimo!

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.