Silvio Lancellotti Mais e mais "Calcio", agora as quartas de final da Copa Itália

Mais e mais "Calcio", agora as quartas de final da Copa Itália

Numa temporada que a Covid-19 radicalmente compactou, o Futebol da Bota não descansa. Nesta semana, da terça-feira, dia 26, até a quinta, dia 28, mais quatro partidas, inclusive Inter X Milan.

A taça da Copa Itália

A taça da Copa Itália

FIGC

Sete clubes da Série A e uma única equipe proveniente da Série B se emparceiram desta terça-feira, o 26 de Janeiro, até a quinta, o dia 28, nos mata-matas das quartas de final da Copa Itália de 2020/21. Da A, vêm três da Lombardia (Atalanta de Bérgamo, Milan e Internazionale de Milão), uma do Piemonte (Juventus de Turim), uma da Ligúria (o Spezia), uma do Lazio (a Lazio), e uma do Sul da Bota, a Campânia (o Napoli). Da B sobreviveu a SPAL, abreviação de Società Polisportiva Ars et Labor, da cidade de Ferrara, na região da Emìlia-Romagna. Isso mesmo, sobreviveu. Uma expressão corretíssima.

A "Coccarda" de campeão da Copa Itália, costurada na camisa do Napoli

A "Coccarda" de campeão da Copa Itália, costurada na camisa do Napoli

Reprodução

Agora já na sua edição de número 74, esta Copa Italia se iniciou em 22 de Setembro com 78 clubes: os 20 da Série A, os 20 da B, 29 da C e 9 da D. As quartas representarão a sua sexta fase de eliminatórias por mata-matas. Até aqui aconteceram 70 partidas e 205 tentos registrados, a média de 2,93. Apenas as semis ocorrerão em ida e volta, no dia 3 e no dia 10 de Fevereiro. Haverá, então, um interregno enorme até a decisão, em 19 de Maio, em Milão. O Napoli, que perdeu a Supercopa, 0 X 2, dia 20, para a Juventus, a eneacampeã do “Nazionale”, levou a taça da edição 73, em 2019/20, e por isso imprime a “coccarda”, uma auréola tricolor, em verde-branco-vermelho, em todos os seus fardamentos.

Vibração do Spezia, eliminação da Roma

Vibração do Spezia, eliminação da Roma

@acsspezia

Na batalha pela sua preservação desde 30 de Setembro, na segunda etapa das eliminatórias, a SPAL passou pelo Bari (Série C), pelo Crotone (A), pelo Monza (B) e pelo Sassuolo (A). Um mero estreante na Série A, o Spezia impactou ao detonar a Roma, 4 X 2, nas oitavas. Nasceu em 1906, quebrou em 2007 e foi resgatado pelo dinheiro da sua municipalidade em 2008. Ostenta, como “mister”, o ex-volante Vincenzo Italiano e ocupa a 15ª posição na tabela, 18 pontos em 57 possíveis, 4 acima da zona de queda. De 1907, a SPAL já faliu duas vezes e ressurgiu em 2012. Tem no banco Pasquale Marino que, desde 1997, dirigiu 16 times. Em quarto na tabela da B, procura vaga nos playoffs de acesso.

Vibração da SPAL, eliminação do Sassuolo

Vibração da SPAL, eliminação do Sassuolo

@spalferrara

Eis todos os duelos das quartas:

Dia 26, em Milão:
Stadio GiuseppeMeazza
INTERNAZIONALE X MILAN

Dia 27, em Bérgamo:
Gewiss Stadium
ATALANTA X LAZIO

Dia 27, em Turim:
Allianz Stadium
JUVENTUS X SPAL

Dia 28, em Nápoles:
Stadio Diego Armando Maradona
NAPOLI X SPEZIA

A Juve de 2018/2019, a líder em títulos da Copa Itáli

A Juve de 2018/2019, a líder em títulos da Copa Itáli

juventus.com

Por causa da pandemia da Covid-19, todos os combates ocorrem sem qualquer platéia além de um pequeno grupo de cartolas convidados. Assim, não se considera crucial e determinante, neste caso, o tradicional “fator-campo-e-torcida”. Ainda que os times não-mandantes se obriguem a deslocamentos para além das suas sedes, não cabe fazer qualquer especulação sobre eventuais favoritos. O trajeto mais longo separa Spezia e Nápoles, cerca de 640km. Eis a relação dos principais conquistadores da Copa Itália.

Juventus – 13
Roma – 9
Inter e Lazio – 7
Napoli e Fiorentina – 6
Milan e Torino – 5
Sampdoria – 4
Parma – 3
Bologna – 2
Atalanta, Venezia, Genoa, Vado e Vicenza – 1

Observações: A segunda edição, de 1925/26, não acabou por falta de datas, A SPAL foi a vice do Napoli em 1961/62. E o Spezia nunca passou da fase das quartas.


Gostou? Clique num dos ícones para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, use máscara. E fique com o meu abração virtual! Obrigadíssimo!      

Últimas