E segue o Calcio, uma "settimana" dedicada às quartas da Copa Itália
De terça, dia 8 de fevereiro, até quinta, dia 10, os quatro jogos da fase. E serão Jogos únicos, sem retorno, no campo dos clubes de melhor ranking. No caso de haver empate, prorrogação e penais
Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Agora no seu Jubileu de Diamante, a sua edição número 75, a Copa Itália de 2021/2022 apresenta, nesta semana, a sua fase de quartas de final. Haverá, apenas, jogos únicos, mando das agremiações de melhor ranking na temporada anterior do Calcio. No caso de empate, prorrogação e penais. Pelos regulamentos, as oito primeiras no “Nazionale” de 2020/2021 apenas entraram na disputa na etapa das oitavas. Com a exceção do Napoli, superado pela Fiorentina, os outros sete clubes prevaleceram. Detalhe: a Frecciarossa, uma linha de trens de ultravelocidade que cruza a Bota, assumiu o patrocínio da competição
Eis os resultados das oitavas:
INTER 3 X 2 EMPOLI
Gols: Sánchez, Ranochia, Sensi X Bajrami, Radu/con

ROMA 3 X 1 LECCE
Gols: Kambulla, Abraham, Shomburodov X Calabresi
MILAN 3 X 1 GENOA
Gols: Giroud, Rafael Leão, Saelemaekers X Ostigard
LAZIO 1 X 0 UDINESE
Gol: Immobile
ATALANTA 2 X 0 VENEZIA
Gols: Muriel, Mahele
NAPOLI 2 X 5 FIORENTINA
Gols: Mertens, Petagna X Vlahovic, Biraghi, Venuti, Piatek, Maleh
JUVENTUS 4 X 1 SAMPDORIA
Gols: Cuadrado, Rugani, Dybala, Morata/pen X Conti

SASSUOLO 1 X 0 CAGLIARI
Gol: Abdou Harroui
Os emparceiramentos destas quartas já estavam preestabelecidos desde o sorteio da etapa das oitavas de final. Eis a sua programação:
Dia 8, terça-feira:
INTER X ROMA
Dia 9, quarta-feira:
MILAN X LAZIO
Dia 10, quinta-feira:
ATALANTA X FIORENTINA
JUVENTUS X SASSUOLO

Nascida em 1922, com o triunfo do Vado, um clube da Ligúria que, hoje, amador, se esconde na Série D, a quarta divisão, a Copa Itália, montada basicamente no esquema de mata-matas, se caracteriza por também abrigar clubes das repartições inferiores e de todas as regiões da nação. Em cem anos, porém, a disputa em inúmeras vezes se interrompeu e meramente ganhou constância em 1958, com o triunfo da Lazio de Roma.

Na edição que o Vado venceu houve 38 agremiações. Em 2019/2020, abiscoitada pela Juventus, acomodou 78. A Covid-19, todavia, provocou um enxugamento radical. O Calcio precisou de espaço para a Eurocopa/2020, cuja seleção de Roberto Mancini levou, e para as eliminatórias da Copa do Catar/2022. A "Azzurra" brigará por uma vaga, entre 24 e 29 de março, com a Macedônia do Norte e depois, possivelmente, com o difícil Portugal.

Consequência: aberta no dia 7 de agosto de 2021, esta edição 75 principiou com todos os vinte clubes da Série A, todos os 20 da B mas somente os quatro melhores da C. Em 36 porfias até esta data, a Coppa Italia 2021/2022, com dois pp e sem acento, conforme a grafia original, já registrou 128 tentos, média de 3,56. Apenas nas semis os desafios adotarão o formato de ida e retorno, datas ainda não estabelecidas em março ou em abril. A decisão, quaisquer que sejam os adversários, ocorrerá no Olímpico de Roma. Com 14 títulos, a Juve é a maior campeã da Copa. A Roma tem 9 lauréis. Inter e Lazio somam sete cada uma.

Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o meu abraço virtual! Obrigadíssimo!