Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

A UEFA já organiza o seu próximo ranking de países e de clubes

Com o final dos grupos da Champions e da Europa League, a entidade remonta as suas listas na véspera dos sorteios desta segunda-feira, 17/12

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Champions 2018/19, promoções paralelas, uma coleção de cartões
Champions 2018/19, promoções paralelas, uma coleção de cartões Champions 2018/19, promoções paralelas, uma coleção de cartões

Encerradas as fases de grupos da Champions League e da Europa League de 2018/19, já se conhecem os 16 clubes que participarão da fase das oitavas-de-final da principal competição do Futebol do Velho Mundo, assim como os 32 que paralelamente disputarão a primeira série de mata-matas daquela que corresponde, digamos, a uma espécie de Série B.

Um detalhe da sede da UEFA, em Nyon
Um detalhe da sede da UEFA, em Nyon Um detalhe da sede da UEFA, em Nyon

Nesta segunda-feira, dia 17 de Dezembro, na sua sede em Nyon, na Suíça, a UEFA realizará o sorteio dos próximos combates de ambas. As oitavas da Champions ocorrerão, na ida, dois jogos por data, em 12/13/19/20 de Fevereiro. Daí, na volta, em 5/6/12/13 de Março. Os mata-matas da etapa que a entidade formalmente chama de “Knockout Round of 32” da EL, ocorrerão, ida e volta, em 14 e 21 de Fevereiro.

Real, o campeão de 2017/18
Real, o campeão de 2017/18 Real, o campeão de 2017/18 (© Getty Images)

Na Champions, Alemanha, Espanha, Inglaterra e Itália entraram com quatro agremiações. E apenas a Inglaterra preservou todas: Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham. Da Alemanha e da Espanha caíram Hoffenheim e Valencia. Sobreviveram Bayern, Borussia Dortmund e Schalke; Atlético Madrid, Barcelona e Real Madrid. Da Itália se foram a Internazionale e o Napoli, e somente prosseguirão na batalha a Juventus e a Roma.

Gol de Cristiano Ronaldo, então no Real, contra a Juventus
Gol de Cristiano Ronaldo, então no Real, contra a Juventus Gol de Cristiano Ronaldo, então no Real, contra a Juventus

Com três inscritos, a França manteve o Paris St.-Germain, ou PSG, e o Olympique Lyonnais, ou Lyon, mas perdeu o Monaco, que na verdade pertence ao Principado. Com dois, a Holanda e Portugal garantiram Ajax e Porto mas, tristes, se despediram de PSV Eindhoven e Benfica. Na EL, com a exceção de Andorra, Gibraltar e San Marino, duas vagas cada qual, e de Kosovo e Liechtenstein, um só time, todos as outras 50 nações afiliadas à UEFA podem participar, inicialmente, com três clubes. E a EL ainda herda, numa repescagem, os oito terceiros dos grupos da CL.

Publicidade
O cenário do sorteio da Champions
O cenário do sorteio da Champions O cenário do sorteio da Champions

Para o bingo da Champions a UEFA dividiu os clubes em dois potes. Ficarão, no primeiro, os líderes de cada um dos seus oito grupos, do A até o H: Borussia Dortmund, Barcelona, PSG, Porto, Manchester City, Real Madrid e Juventus. No outro ficarão os respectivos vices: Atlético, Tottenham, Liverpool, Schalke, Ajax, Lyon, Roma e Manchester United. No sorteio se evitarão os confrontos de equipes de mesmos grupos ou de mesmos países.

Num ensaio para o sorteio, as bolas da Europa League
Num ensaio para o sorteio, as bolas da Europa League Num ensaio para o sorteio, as bolas da Europa League

Para o bingo da EL, no primeiro dos potes ficarão os 12 líderes dos grupos de A até L, mais quatro dos repescados da CL, os quatro melhores terceiros classificados: Bayer Leverkusen, Salzburg, Zenith, Dinamo Zagreb, Arsenal, Real Betis, Villarreal, Eintracht Frankfurt, Genk, Sevilla, Dinamo Kyiv e Chelsea; Napoli, Valencia, Internazionale e Benfica. No outro ficarão os 12 vices da EL e os quatro piores terceiros da CL: Zurich, Celtic, Slavia de Praga, Fenerbahce, Sporting, Olympiacos, Rapid Wien, Lazio, Malmoe, Krasnodar, Rennes e BATE Borisov; Viktoria Plzen, Club Brugge, Shakhtar Donetsk e Galatasaray.

Publicidade
O ranking, antes do início das copas de agora
O ranking, antes do início das copas de agora O ranking, antes do início das copas de agora

O número de clubes disputantes da CL e da EL depende de um ranking que a UEFA engenhosamente estabelece através de um critério muito simples. Cada vitória, em cada prélio, de cada competição, vale dois pontos. Cada empate vale um. Consideram-se os resultados de prorrogações mas não de decisões nos penais. Cortam-se pela metade os pontos reunidos até a fase de grupos.

As taças da CL, no Museu do Real Madrid
As taças da CL, no Museu do Real Madrid As taças da CL, no Museu do Real Madrid

Daí em diante, cada promoção significa mais um bônus. Tanto na CL como na EL, o clube que atinge as quartas-de-final, as semis ou a final, recebe mais um ponto. E na CL, exclusivamente, cada clube que participa da fase de grupos leva quatro, das oitavas-de-final ganha mais cinco. No desfecho de cada copa se adicionam os pontos reunidos pelos clubes de cada nação. E se extrai, então, o chamado “Coeficiente UEFA”. Ou, o resultado da divisão do total de pontos pelo número de clubes de cada nação.

Publicidade
As taças da CL, no Museu do Liverpool
As taças da CL, no Museu do Liverpool As taças da CL, no Museu do Liverpool

De modo a impedir que uma performance extraordinária, incomum, fora do normal, para cima ou para baixo, numa determinada competição, possa desequilibrar o conceito, se elabora o ranking com a soma dos índices das últimas cinco edições. Ainda, para que não haja um encavalamento de cada temporada sobre a imediatamente subsequente, o “Coeficiente UEFA” de 2019 se aplicará não em 2019/20 mas em 2020/21.

Eis o ranking das dez melhores nações, até aqui:

1 – Espanha (97,569)

2 – Inglaterra (75,605)

3 – Itália (72,154)

4 – Alemanha (69,784)

5 – França (57,165)

6 – Rússia (49,716)

7 – Portugal (45,832)

8 – Bélgica (39,300)

9 – Ucrânia (38,100)

10 – Turquia (34,000)

Gostou? Clique em “Compartilhar”, em “Tweetar”, ou deixe a sua opinião em “Comentários”. Muito obrigado. E um grande abraço!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.